Chega ao fim a 37ª edição do Festival de Inverno da UFSM

Encerramento do 37º Festival Internacional de Inverno da UFSM teve concerto com grande público

No domingo (31), foi realizado o Concerto de Encerramento do 37º Festival Internacional de Inverno da UFSM (FIIUFSM), no Theatro Treze de Maio, em Santa Maria. O concerto foi feito com a participação dos professores que ministraram oficinas de música no festival, são eles: Monte Belknap, Violino (Brigham University, EUA); Fabio Presgrave, Violoncelo (UFRN, Brasil), Eduardo Monteiro, Flauta (UFRJ, Brasil); Pedro Robatto, Clarineta (UFBA, Brasil); Heinz Schwebel, Trompete (UFBA, Brasil); João Areias, Trombone (UFRJ, Brasil); Claudia Oliveira, Percussão (Santa Marcelina Cultura, São Paulo); Alan Woo, Piano (University of Georgia, EUA). Além deles, outros três professores deram oficinas: Luciana Feres, Educação Musical (Escola de Música de Jundiaí, Brasil); Milton Masciadri, Contrabaixo (University of Georgia, EUA); e Gabriel Marin, Viola (OSUSP, Brasil).

O violoncelista Fabio Presgraves decidiu mudar a apresentação, que seria um solo de Le Grand Tango, para uma apresentação de Todo Cambia, junto a alunos das oficinas de educação musical, com violoncelo, violão, cavaco, percussão, flauta e um coro, integrado por quatro alunas. O professor justificou a mudança pelo contato que pôde ter com estudantes não só da música, mas também da educação, e esse contato gerou novas trocas, inclusive repertórios. Para ele, que veio pela primeira vez a Vale Vêneto este ano, foi um bom momento. “O Festival é muito especial, tanto pela atmosfera que é criada, quanto pelo fato da UFSM apostar numa cidade que é próxima mas que é muito diferente, que tem uma inspiração artística muito grande”, afirma ele.

Durante o 37º FIIUFSM, foi ofertado ao público oficinas de música e prática de orquestra sinfônica, oficina de musicalização para crianças, com aulas diárias e gratuitas, e curso de formação continuada em música para professores de educação infantil. O estudante de Música – Licenciatura na UFSM, João Pedro Costa, era um dos inscritos da oficina de Educação Musical. Segundo ele, a experiência foi ótima, de muitos aprendizados que poderão ser aplicados no próprio modo de ensinar, além de ser uma fuga da rotina, uma imersão em cultura que dura uma semana inteira.

Outra ação do evento foram concertos gratuitos e abertos ao público em geral, diariamente, foram realizados recitais solo, de música de câmara e orquestra sinfônica. A primeira edição do evento após dois anos foi considerada um sucesso pela organização, com grande adesão do público. “Os concertos sempre lotados e com um público da comunidade assistindo a eles. Famílias e pessoas de diferentes idades. Acredito que a acessibilidade na Igreja foi de grande impacto para a grande presença de público nos concertos”, afirma Guilherme Garbosa, coordenador do evento.

O caráter internacional do evento não se limita aos professores de fora do Brasil convidados a dar oficinas, nem aos estudantes de países vizinhos que se inscreveram nestas oficinas, mas também ao convênio com a University of Georgia. Um dos legados dessa parceria é a seleção de três alunos para participar de um intercâmbio com a University of Georgia nos três primeiros meses de 2023, para cursar disciplinas voltadas ao instrumento que tem preferência. Os selecionados foram revelados no sábado (30).

A 38ª edição do Festival Internacional de Inverno da UFSM já está confirmada e será feita em 2023, em Vale Vêneto, como tradicionalmente ocorre.

Confira abaixo imagens do concerto:

Texto e fotos: Ana Laura Iwai, estudante de jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista