Abertas inscrições para ingresso, reingresso e transferência na graduação presencial da UFSM e em cursos técnicos do Politécnico

Universidade oferece cinco modalidades de ingresso e reingresso para o segundo semestre, tanto para a graduação presencial quanto para os cursos técnicos

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e as coordenações dos cursos de graduação presenciais da UFSM divulgam a abertura de inscrições à seleção por ingresso e reingresso em cursos de graduação presenciais para início de atividades acadêmicas no 2º semestre letivo de 2022.

Na UFSM, existem cinco modalidades de ingresso no formato ingresso/reingresso:

Reingresso: para candidatos que tenham abandonado ou cancelado algum curso de graduação da UFSM e pretendam reingressar no mesmo curso previamente abandonado/cancelado (mesmo código de curso);

Transferência interna: para candidatos regularmente matriculados ou com trancamento total do semestre em curso de graduação da UFSM de qualquer campi, que pretendam trocar para outro curso de graduação da UFSM.

Transferência externa: para candidatos regularmente matriculados ou com trancamento total em curso de graduação de outra Instituição de Ensino Superior – IES, que pretendam ser transferidos para a UFSM.

Portador de diploma: para candidatos diplomados em cursos de graduação reconhecidos nacionalmente.

Reingresso com transferência interna: para candidatos que tenham abandonado ou cancelado algum curso de graduação da UFSM e pretendam retornar à Universidade em curso diferente daquele abandonado/cancelado.

As inscrições podem ser feitas até as 12h do dia 19 de agosto. A isenção da taxa de inscrição (no valor de R$ 37,00) deve ser solicitada até esta terça-feira (9).

De 29 a 31 de agosto será o período de provas teóricas e práticas pelos cursos, se previsto em edital específico. O resultado parcial da seleção será publicado no dia 6 de setembro, seguindo-se prazos para recursos.

O edital geral, os editais específicos dos cursos e o sistema de inscrições estão disponíveis no site da Prograd.

Ingresso, reingresso e transferência nos cursos técnicos do Politécnico

O Colégio Politécnico da UFSM também abre oportunidades para ingresso de novos alunos em cursos técnicos ou para a retomada de estudos de alunos que já haviam iniciado algum curso e, por quaisquer razões, não tenham conseguido concluí-lo. As inscrições podem ser feitas até 14 de agosto e permitem matrícula para o segundo semestre letivo de 2022.

Estão disponíveis as mesmas modalidades listadas acima: reingresso (retorno de ex-estudante do Colégio ao curso técnico que abandonou ou cancelou); transferência interna (troca de curso técnico de estudante do Colégio regularmente matriculado ou com trancamento de matrícula); reingresso por transferência interna (retorno de ex-estudante do Colégio que abandonou ou cancelou o curso técnico e solicita reingresso em outro curso na instituição); transferência externa (transferência de estudante de curso técnico subsequente de outra instituição de ensino, regularmente matriculado ou com trancamento de matrícula); e ingresso de portador de diploma (pessoas diplomadas em cursos técnicos ou de graduação em instituições de ensino público ou privado reconhecidos pelo Ministério da Educação). É possível a inscrição em apenas um curso técnico e em uma modalidade de ingresso.

Serão ofertadas vagas nos cursos técnicos de Administração, Agricultura, Agricultura de precisão, Agropecuária, Alimentos, Contabilidade, Cuidados de Idosos, Farmácia, Fruticultura, Geoprocessamento, Informática, Meio Ambiente, Paisagismo e Secretariado.

As inscrições e o envio de documentos serão realizados pela internet. O candidato deve anexar os documentos relacionados ao curso e à modalidade de inscrição escolhida, conforme indicado no edital. Cada candidato poderá inscrever-se em apenas um curso técnico e em uma modalidade.

Confira o edital completo, com número de vagas por curso, opções, critérios e mais informações no site do Politécnico.

Foto de capa: Daniel Michelon de Carli/Unidade de Comunicação Integrada