Carta em Defesa da Democracia é lida em ato realizado na Praça Saldanha Marinho

Manifestação aconteceu em diversas cidades brasileiras

Na tarde desta quinta-feira (11), em ato na Praça Saldanha Marinho, foi feita a leitura da Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito. A ação aconteceu em diversas cidades e universidades do Brasil e, em Santa Maria, teve organização da Seção Sindical dos Docentes da UFSM e do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

O evento reuniu sindicatos, movimentos sociais, entidades do movimento estudantil, estudantes, docentes, técnicos-administrativos em educação, além do público que passou pelo local . A UFSM foi representada no ato pelos professores Maria Denise Schimith, diretora do Centro de Ciências da Saúde, e José Iran Ribeiro, vice-diretor do Centro de Educação.

Luiz Eduardo Boneti, representante do DCE da UFSM, explica que a data marca, também, o Dia do Estudante. “Entendemos a importância de demarcar o Dia do Estudante com uma atividade de rua, que expresse o que estamos enfrentando, as dificuldades para permanecer na universidade devido ao baixo orçamento das instituições e a falta de investimento público. Esse espaço é da luta dos estudantes pela educação pública, pela recuperação do orçamento da universidade e também pela defesa da nossa democracia, que é tão importante para o projeto do país que queremos construir.”

O documento lido na tarde de ontem foi elaborado pela Faculdade de Direito da USP e divulgado em 26 de julho. A carta preza pela defesa da democracia e do processo eleitoral. Até o momento, o documento já reúne mais de 1 milhão de assinaturas em todo o Brasil.

Texto: Ana Laura Iwai e Mariana Henriques, Agência de Notícias
Foto: Bruna Homrich, Assessoria de Imprensa da Sedufsm