Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professor de Química da UFSM é convidado para ministrar conferência em evento na Alemanha

Érico Flores será o único pesquisador brasileiro a apresentar conferência no Encontro da Sociedade Europeia de Ultrassom



De 28 de agosto a 1º de setembro acontecerá o 17º Encontro da Sociedade Europeia de Sonoquímica (17th Meeting of the European Society of Sonochemistry/17th. ESS) na cidade de Jena, Alemanha. Estarão reunidas as principais lideranças mundiais na área de ultrassom e sonoquímica, com pesquisadores de vários continentes. O professor do Departamento de Química da UFSM Érico Flores estará representando o Brasil nesse evento, sendo o único pesquisador da América Latina a apresentar uma conferência plenária.

Evento tradicional na área de ultrassom aplicado a reações e processos químicos, organizado pela Sociedade Europeia de Sonoquímica, o 17th ESS congregará pesquisadores renomados da Alemanha, Austrália, França, Inglaterra, Itália, Japão, entre outros países, e será uma oportunidade para aumentar a visibilidade da pesquisa desenvolvida na UFSM na área de ultrassom.

O professor Érico apresentará a conferência plenária intitulada “Applications of ultrasound for food processing and chemical process intensification”, que versará sobre os mais recentes usos da sonoquímica na área de processamento de alimentos e de melhoria de processos químicos.

O grupo de pesquisa coordenado por Érico, dos Programas de Pós-Graduação em Química (PPGQ) e em Engenharia Química (PPGEQ), é referência na América do Sul na área de sonoquímica, já tendo publicado diversos artigos científicos em revistas internacionais de alto impacto, além de capítulos de livros e patentes em cooperação com empresas na área de petróleo. Em vista das importantes contribuições científicas, o professor tem sido convidado com frequência para ministrar palestras no exterior. Segundo Érico, “esse convite é mais um reconhecimento da excelência da pesquisa realizada na UFSM e está em consonância com as ações de internacionalização e de inovação dos integrantes do Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais (Laqia) e do Laboratório de Estudos em Petróleo (Cepetro), ambos vinculados ao Departamento de Química da UFSM”.

Ambos, Laqia e Cepetro, têm se destacado no cenário internacional, entre outras atividades, como pioneiros no desenvolvimento de sistemas empregando a energia de ultrassom aplicada para a intensificação de reações químicas e de processos industriais. Os demais pesquisadores do Departamento de Química também fazem parte da equipe responsável pela pesquisa apresentada no evento: professores Aline Hermes, Cezar Bizzi, Darliana Souza, Edson Müller, Fábio Duarte, José Neri Paniz, Jussiane da Silva, Paola Mello, Rochele Picoloto e Rodrigo Bolzan, além do professor Juliano Barin, do Departamento de Tecnologia e Ciência dos Alimentos.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-59422

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes