Associação na Antiga Reitoria oferece assistência social, educacional e cultural à população santa-mariense

Programa Orquestrando Arte promove oficinas de canto coral, música/música orquestral, dança, teatro, formação humana e apoio pedagógico

foto colorida em formato retangular mostra cinco jovens e crianças tocando instrumentos, se vê 3 violões, em uma roda, sentados em cadeiras em uma sala
Oficinas diurnas são voltadas para o público dos 6 aos 29 anos

Transformar realidades e cultivar talentos é o lema da Associação Orquestrando Arte, programa de Extensão vinculado à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O projeto beneficente, sem fins lucrativos, tem como objetivo promover assistência social, educacional e cultural à comunidade santa-mariense, por meio de oficinas de canto coral, música/música orquestral, dança, teatro, formação humana e apoio pedagógico. Reforçando o elo entre a UFSM e a sociedade, as atividades acontecem no centro de Santa Maria (RS), no Espaço de Ações Comunitárias e Empreendedoras (Antiga Reitoria).

O programa funciona nas manhãs, tardes e noites de segunda a sexta-feira, bem como nas manhãs de sábado, no segundo andar do edifício. Mírian de Agostini Machado, assistente social e coordenadora da Associação, relata: “Procuramos a Reitoria por meio do contato com o professor Flavi [Pró-Reitor de Extensão], no período em que o prédio localizado no centro estava no início da proposta de se tornar um espaço socioeducativo e sociocultural, público à comunidade em geral. Fomos muito bem acolhidos”.

A Instituição e a Associação mantêm contato direto através de encaminhamentos para Estágio, Pesquisa e Extensão. Segundo a coordenadora do programa, a parceria com a UFSM já existia e se solidificou com a concessão do espaço ao projeto. “É muito favorável a localização na Antiga Reitoria, pois ela centraliza, aproximando os caminhos. O elo entre a UFSM e a sociedade se mantém ativo e cada vez mais ampliado”, acrescenta Mírian. Segundo ela, as atividades externas promovidas pela Instituição geram vínculos com a sociedade que trazem retornos importantes: “Essa ligação estreita laços e encurta caminhos. A comunidade percebe que a Universidade Federal é uma proposta para ela. Inclusive, 12 alunos da Associação ingressaram na UFSM por meio do último Enem, em diversas áreas”.

foto colorida retangular mostra uma mulher, em primeiro plano, loira, de óculos, sorrindo, usando moletom com logo do orquestrando arte, e atrás dela prateleiras com instrumentos musicais encaixotados
Assistente social Mírian de Agostini Machado é a coordenadora da Associação

A Associação Orquestrando Arte foi fundada no dia 19 de fevereiro de 2014, em Santa Maria, com o objetivo de trazer a cultura, a dança, o teatro e a música como forma de inclusão social. Nestes oito anos, o projeto expandiu-se e, além dos resultados já obtidos, busca constantemente novos avanços. Um dos planos do programa é aprimorar ainda mais o trabalho exercido, principalmente com relação às atividades direcionadas à população adulta, que atualmente está em menor número na Associação.

No momento, a iniciativa atende 120 alunos, contando, ainda, com uma lista de espera para novos ingressantes. Entre o grupo, incluem-se os familiares, o que resulta em um atendimento indireto a mais de 500 pessoas. O público vem de todos os lugares do município, principalmente da Região Norte e Oeste. As oficinas diurnas compreendem a faixa etária de 6 a 29 anos, enquanto as noturnas contam com um público de maior idade, que concentra pessoas de, principalmente, 40 anos.

A equipe organiza-se em mais de 60 voluntários, divididos entre Assembleia de Associados, Diretoria, Conselho Fiscal, Coordenação Geral, Artística, Pedagógica, de Coros e Orquestra e Educadores. São 14 professores que atuam diretamente e 47 voluntários que auxiliam das mais diferentes formas – como, por exemplo, promovendo arrecadações de alimentos, roupas e verbas orçamentárias. “Reunimos quem estava interessado em trazer a arte como uma forma de inclusão social e cultural, pois percebemos a necessidade de se trabalhar com esse foco na região. Eu sou assistente social de formação e agora, como coordenadora, contribuí com esse olhar dentro da Associação”, completa Mírian.

Os interessados em participar das atividades podem entrar em contato com a Associação Orquestrando Arte de forma presencial, na Antiga Reitoria, ou de forma digital, através do site, Facebook, Instagram e WhatsApp.

Texto e fotos: Anna Júlia da Silva/Pró-Reitoria de Extensão da UFSM