Prograd e Editora UFSM divulgam chamada pública para a Coleção Textos Introdutórios

A coleção é uma publicação de bolso, leve e instrutiva, para quem deseja iniciar sua formação em uma área específica

A Pró-Reitora de Graduação (Prograd) e a Editora UFSM divulgaram a chamada pública Nº 44/2022, para submissão de originais e publicação da Coleção Textos Introdutórios UFSM. A coleção tem por objetivo oportunizar uma publicação de bolso, leve e instrutiva para professores, alunos e leitores que desejam iniciar sua formação em uma área específica ou saber mais sobre disciplinas diversas, e não sabem exatamente por onde começar.

Os livros serão voltados primeiramente para alunos do primeiro e segundo semestres e serão assinados por professores que há anos têm ministrado disciplinas essenciais em seus respectivos cursos e áreas de atuação, em uma ação que também visa à valorização do trabalho de docentes experientes e reconhecidos por seu ensino e pesquisa. Inspirando-se em coleções similares de textos introdutórios de universidades como Cambridge, Oxford e Yale, além de séries como Primeiros Passos, da Editora Brasiliense, a coleção servirá de estímulo ao aprendizado e à reflexão.

Para inscrição, é necessário que seus autores, preferencialmente um ou excepcionalmente dois, possuam vínculo ativo como docente da UFSM e estejam vinculados a um departamento da área pretendida pela publicação, além de ministrarem ou já terem ministrado a disciplina que origina o livro.

A submissão das propostas pode ser feita até o dia 5 de outubro, pelo e-mail textos.introdutorios@ufsm.br. Após a pré-seleção das propostas, ocorre a submissão dos manuscritos originais, que passarão pela análise do Conselho Editorial e de pareceristas ad hoc.

Está prevista a publicação de, pelo menos, um livro de cada uma das oito áreas em que o catálogo da Editora UFSM se organiza. A divulgação dos resultados deve ocorrer em fevereiro de 2023, e a publicação dos volumes, a partir de maio de 2023.

Informações relativas a prazos, condições e critérios de seleção, entre outras, podem ser consultadas na chamada pública.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Editora UFSM