Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Ações da UFSM apresentam propostas para revitalizar o centro histórico de Santa Maria

A UFSM é uma das cerca de 20 instituições que participam da iniciativa do Distrito Criativo, lançada neste ano pela Prefeitura



Durante o encontro, o vice-prefeito Rodrigo Decimo (em pé) explicou como vai funcionar a iniciativa do Distrito Criativo Centro-Gare

Espaço histórico da UFSM no Centro de Santa Maria, o prédio da antiga reitoria recebeu na tarde desta quarta-feira (14) um encontro entre integrantes das 14 ações de extensão selecionadas para representar a UFSM no Distrito Criativo Centro-Gare, iniciativa que visa à revitalização do centro histórico do município. O local da reunião é simbólico, pois a própria antiga reitoria se encontra na faixa limite do território que será abrangido pelo Distrito Criativo, o qual tem a Avenida Rio Branco como eixo central e que é delimitado aproximativamente pela viação férrea, pelas ruas Serafim Valandro e Astrogildo de Azevedo e pelo Parque Itaimbé.

O simbolismo do prédio da universidade não se resume à sua localização geográfica. Como todos os cursos da UFSM em Santa Maria funcionam atualmente em Camobi (e mais nenhum no Centro da cidade), o prédio da antiga reitoria também precisa de uma ressignificação simbólica, da mesma forma que vários edifícios históricos que se encontram no eixo entre a antiga estação férrea e a Praça Saldanha Marinho. “Esse prédio (antiga reitoria), está em processo de construção de um novo significado, agregando diferentes iniciativas”, enfatizou o pró-reitor de Extensão, Flavi Ferreira Lisboa Filho, na abertura do encontro.

Esse novo significado está sendo construído por 10 ações de extensão que têm como sede a antiga reitoria. E a intenção é que as instalações atualmente desabitadas do prédio sejam gradativamente ocupadas por outros projetos. Integrantes dessas ações de extensão também participaram da reunião de hoje, juntamente com participantes de grupos de discussão sobre o Distrito Criativo. A iniciativa do distrito foi lançada em abril deste ano pela Prefeitura de Santa Maria, contando hoje com cerca de 20 instituições parcerias, entre as quais a UFSM.

Logo após a abertura do encontro, o vice-prefeito Rodrigo Decimo fez uma breve explanação de como se estrutura o planejamento do Distrito Criativo Centro-Gare. Quando a ideia do distrito surgiu, a Prefeitura contratou a assessoria da Via Estação Conhecimento, grupo de pesquisa sobre o sistema de inovação brasileiro vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina. Em sua exposição, Decimo destacou que os objetivos estratégicos do distrito estão agrupados em quatro dimensões: ambiente natural e construído; governança e políticas públicas; economia criativa; identidade e recursos culturais.

Quanto às obras previstas para o território do Distrito Criativo, Decimo salientou o anúncio recente sobre melhorias na iluminação pública do centro histórico, com a troca de mais de 500 luminárias por lâmpadas de LED. Ele falou ainda de outros projetos em gestação, como o da reformulação da Praça Saldanha Marinho, e de reforma do antigo fórum (onde funcionou a Casa de Cultura) e do canteiro central da Avenida Rio Branco.

O prédio da antiga reitoria, onde ocorreu o encontro, se encontra na faixa limite do território abrangido pelo Distrito Criativo

Ao final da sua exposição, o vice-prefeito ressaltou que as reformas e outras melhorias no espaço físico não são suficientes para dar vida ao Distrito Criativo. Esse papel cabe aos empreendimentos de cultura e economia criativa. A UFSM iniciou esse processo ao conceder R$ 105 mil a 14 ações de extensão (selecionadas em edital). Ao longo do encontro, integrantes desses projetos expuseram resumidamente os seus objetivos aos demais participantes. Um breve resumo de cada uma dessas ações pode ser conferido abaixo:

Subsídios Arquivísticos para as Comemorações dos 150 anos da Loja Maçônica Luz e Trabalho – Fase 1: Digitalização de Documentos Com esse projeto, espera-se conseguir realizar o trabalho de digitalização de 500 documentos da Loja Maçônica Luz e Trabalho de Santa Maria, além de incluí-los em software apropriado para acesso e preservação e a descrição dessas imagens que servirão de amostra. Deste modo, o curso de Arquivologia da UFSM pretende favorecer a preservação da história e cultura da cidade, para que as gerações de hoje e as vindouras, a partir do acervo de uma instituição privada, possam sempre retornar aos documentos originais, ou mesmo aos seus representantes digitais, que são patrimônio cultural.

Apropriação da Identidade Cultural do Distrito Histórico de Santa Maria por meio de um Board Game Híbrido O principal objetivo desse projeto é desenvolver um jogo de tabuleiro híbrido para ser utilizado em escolas de Santa Maria e região com foco na exploração dos espaços culturais e históricos do Distrito Criativo Centro-Gare. O jogo apresenta como proposta uma narrativa investigativa na qual os jogadores deverão percorrer os diversos espaços, tais como os prédios da Vila Belga, Gare e Museu Gama d’Eça, recolhendo pistas para elucidar o enigma proposto. A narrativa e o percurso realizados pelos jogadores trarão elementos históricos da localidade. Pretende-se desenvolver dois casos investigativos, com diferentes níveis de complexidade, para que o jogo possa ser utilizado em vários anos da educação básica, utilizando-se dos mesmos componentes. Em relação à plataforma, ele será desenvolvido em duas versões: não digital e híbrida, com o auxílio de um aplicativo para dispositivos móveis.

Etnodesenvolvimento: Assessoria para Controle Social de Políticas Públicas de Coesão Territorial O projeto visa assessorar populações negras, periféricas, comunidades tradicionais e povos originários na efetivação de políticas públicas setoriais (como as de saúde, educação, cultura, transporte e geração de renda) e territoriais (relativas ao Plano Nacional de Desenvolvimento Regional e ao Plano Diretos, entre outros), especialmente por meio da capacitação das lideranças comunitárias, para o exercício do controle social sobre o planejamento e execução destas, através de minicursos, oficinas, rodas de conversa, pareceres, minutas de resoluções, projetos de lei, etc.

Brincar de Viver: Inclusão Digital e Qualidade de Vida de Adultos com Diversidade Cognitiva Envolvendo professores de diversas áreas e alunos interessados na construção de contextos terapêuticos mais inclusivos e humanizados, o projeto tem o objetivo de oferecer práticas remotas em grupo a pessoas com afasia e idosos com diversidade cognitiva (por sequelas de AVC, comprometimento cognitivo leve ou demência), em risco para a Covid-19 e em isolamento social. Dentre as práticas oferecidas, estão a palhaçaria, a dança e a contação de histórias. O projeto pretende oferecer também práticas ligadas às artes visuais e à música.

Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (Nieems) O núcleo tem como finalidade desenvolver o esporte em todos os seus âmbitos, desde a iniciação até o alto nível, além de promover estratégias que viabilizem a manutenção da saúde em seus praticantes, em distintas faixas etárias, desde a infância até a terceira idade. O Nieems desenvolve ações buscando atuar em várias perspectivas dentro do ensino, pesquisa e extensão. No quesito pesquisa, o núcleo atua tanto em nível de graduação como na pós-graduação, desenvolvendo estudos e conhecimentos novos; esta ciência será repassada para os alunos, desenvolvendo assim o ensino. Com relação à extensão o Nieems abarca a implementação de equipes esportivas e o treinamento das mesmas, sempre focado, além do incremento de desempenho, na manutenção da saúde dos envolvidos.

Dança e Patrimônio Cultural Desenvolvido pelo Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança (Liccda), este projeto de extensão relaciona a dança contemporânea com diferentes espaços urbanos, patrimônios arquitetônicos, monumentos oficiais e espaços culturalmente invisibilizados e não valorizados pelos discursos turísticos oficiais. Esses espaços constituem sentido afetivo e significativo para os bailarinos/discentes e docentes do projeto. A experimentação criativa nesses lugares gera danças que, por sua vez, chamam a atenção para tais espaços, monumentos e construções e possibilitam a ressignificação estética dos mesmos, em um profícuo diálogo entre patrimônio material e imaterial.

Santa Maria, Cidade Cultura no Coração do Rio Grande: Economia Criativa e as Dinâmicas de Desenvolvimento Local O objetivo geral do projeto é disponibilizar para as sociedades santa-mariense e gaúcha indicadores de desenvolvimento local pautados na avaliação da economia criativa. Sendo assim, após realizado o mapeamento das atividades desenvolvidas no âmbito de iniciativas culturais e criativas em Santa Maria, busca-se: promover espaços de formação de capital humano em economia criativa; disponibilizar relatórios de análise de conjuntura sobre a economia criativa no município; promover sessões de discussão abertas à comunidade, para sensibilização sobre as sinergias geradas pela economia criativa em compromissos com o desenvolvimento local.

TuriSMapp: Aplicativo de turismo de Santa Maria Aliando o passado com a tecnologia, foi criado o aplicativo para smartphone TuriSMapp, um instrumento que contribui com o turismo cultural em Santa Maria de uma maneira atrativa e moderna, proporcionando conhecimento e valorizando o patrimônio da cidade. O app conta com informações sobre os principais atrativos turísticos do município, situados sobre um mapa, que serve como roteiro personalizado para passeios turísticos, contendo a localização e principais informações do local. O TuriSMapp poderá ser usado em três circunstâncias: primeiramente, na preparação do usuário para o passeio e os eventos que poderá encontrar durante sua visita virtual; em seguida, guiá-lo pelo roteiro escolhido; por fim, permite a colaboração do visitante, que – após o passeio virtual e real – pode publicar sua experiência do uso do app e de suas visitas.

Programa de Desenvolvimento do Turismo no Distrito Criativo Centro-Gare de Santa Maria A construção de distritos criativos tem se tornado tendência, levando diversas cidades ao redor do mundo a revitalizar seus espaços antigos e abandonados, transformando-os em centro de cultura, preservando a história e potencializando a valorização da criatividade. O turismo em distritos criativos surge como uma alternativa ao chamado “turismo tradicional”, concretizando-se por meio da experiência, da participação e da aprendizagem. O projeto cita a possibilidade de realização de feiras, festas temáticas, festivais musicais e/ou gastronômicos; o lazer e o entretenimento; e o potencial para o surgimento de roteiros turísticos criativos. Pretende-se desenvolver as ações divididas em quatro eixos temáticos: planejamento e organização do turismo; formação e capacitação; eventos; e promoção e divulgação.

Laudos Paleontológicos e Ações de Proteção e Valorização do Patrimônio Fossilífero O projeto tem como objetivos: criar um mecanismo de disponibilização do pessoal e da infraestrutura do Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (Cappa) da UFSM de modo a prover serviços ligados à consultoria ambiental, voltados para a paleontologia, junto a empreendimentos em áreas de risco ao patrimônio paleontológico; realizar laudos técnicos e estudos de impacto ao patrimônio fossilífero; propor programas de salvamento, monitoramento e valorização do patrimônio paleontológico; realizar atividades de educação patrimonial voltadas ao patrimônio paleontológico; captar, por meio da prestação de serviços, recursos monetários de modo a contribuir com o custeio de despesas, aquisição e manutenção de equipamentos e atividades de pesquisas relacionadas ao patrimônio fossilífero, realizadas pelo Cappa.

Empresa Júnior de Comunicação Mercadológica: Nuvem Jr. Trata-se de uma empresa júnior vinculada aos cursos de Comunicação Social (campus Santa Maria) da UFSM. Atua desde 2018 nos diversos serviços que as quatro habilitações (Publicidade e Propaganda, Produção Editorial, Relações Públicas e Jornalismo) podem oferecer. Foi criada para auxiliar e legitimar os profissionais e serviços de comunicação social. O público de interesse da empresa júnior é focado em pequenos e micro empresários e empreendedores que necessitam de algum serviço que envolva comunicação mercadológica em geral.

pE.com UFSM: Editora Experimental do Curso de Comunicação Social – Produção Editorial (Fase 2) – O objetivo do projeto é proporcionar aos acadêmicos, ao longo do curso, vivências extensionistas e socioeducativas no tema de edição, possibilitando familiaridade com o processo editorial em todo o seu âmbito. Considera-se, pois, que oficinas e encontros de discussão junto à sociedade permitem o exercício da cidadania, ao mesmo tempo que estimulam a integração dentro e fora da universidade. Promove-se a capacitação do egresso para a entrada no mercado de trabalho e a visibilidade da instituição por meio da produção tanto analógica quanto digital dos produtos desenvolvidos.

Consultoria, Assessoria e Serviços Técnicos para a Comunidade e Organizações O presente projeto visa fornecer a prestação de consultoria, assessoria e serviços técnicos para a comunidade e organizações nas áreas de engenharia, gestão e arquitetura. Além de auxiliar a comunidade local em serviços técnicos e processos, será realizada uma aproximação da comunidade acadêmica com o mercado de trabalho, abrindo oportunidades para os alunos de graduação ingressarem em empresas e atualizar tecnicamente o corpo docente com a atuação em problemas reais.

Proposta de Requalificação Urbana em Termos de Mobilidade e Acessibilidade Urbana para o Distrito Criativo Centro-Gare – Utilizando o conceito de “ruas completas” (ou seja, ruas desenhadas para segurança e conforto para usuários de todos os modos de transporte), o projeto tem em vista a aplicação desse conceito na Vila Belga. A Rua Manoel Ribas foi escolhida para a aplicação de um projeto-piloto. Entre as melhorias que a rua poderá receber, destacam-se pintura, mudança dos estacionamentos para vias laterais, colocação de bancos, vasos de flores e postes de luz, assim como a implantação de um bicicletário.

Obs.: os resumos dos projetos foram editados a partir do conteúdo que consta no Portal de Projetos.

Texto e fotos: Lucas Casali

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-59697

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes