3º Seminário Primavera de Pesquisas no Sul tem início nesta quinta (22)

Seminário internacional e interinstitucional tem como tema “O eu e o outro: territórios, corpos e práticas em conflito”

A terceira edição do Seminário Internacional e Interinstitucional Primavera de Pesquisas no Sul será realizada de quinta-feira (22) até sábado (24), de maneira virtual. O tema deste ano é “O eu e o outro: territórios, corpos e práticas em conflito”. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados, que devem fazer inscrição pelo e-mail do Grupo de Estudos Palavra, Língua e Discurso (Pallind): pallind2018@gmail.com. Os ouvintes que participarem de todas as conferências receberão certificado.

O seminário é promovido pela UFSM, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pelos grupos de estudos e pesquisas ligados às instituições. Três mesas-redondas trazem pesquisadores do Brasil, da Argentina e do Uruguai que trabalham na área de estudos da linguagem.

Além das conferências, o evento deste ano contará com a exposição online “Refugiados”, de obras selecionadas de Sandra Knackfuss. A ideia da série surgiu em 2016, a partir da reflexão da artista visual sobre a violência e o abandono sofridos pelos sujeitos que se encontram nessa situação. A mostra estará disponível no dia da abertura (22).

As conferências debaterão temas como os projetos de lei estaduais que estabelecem o ensino obrigatório da língua espanhola nas escolas brasileiras, os arquivos da repressão da ditadura argentina, o Museu das Memórias (In)Possíveis, a interferência de empresas no sistema educacional uruguaio e os espaços de autoria e de autoria compartilhada em ambientes escolares e não escolares.

As mesas-redondas serão realizadas nos três dias do seminário, sempre às 9h (horário de Brasília), pela internet. Confira a programação:

Quinta-feira (22):
Conferência 1: “Brasil y el otro latinoamericano
Profa. Dra. María Teresa Celada (USP)
Conferência 2: “Los archivos de la represión. La construcción del otro en un servicio de inteligencia argentino (SIPNA)
Profa. Dra. María Alejandra Vitale (UBA)

Sexta-feira (23):
Conferência: “Efeitos da pandemia em discurso: luto e língua”
Lucília Maria Abrahão e Sousa (USP – RP) e Lauro Baldini (Unicamp)

Sábado (24):
Conferência 1: “Por la laicidad: contra la Iglesia, contra las empresas
Profa. Dra. Alma Bolón (Udelar – UY)
Conferência 2: “O eu e o outro: a produção de sentidos e a autoria”
Profa. Dra. Verli Petri (UFSM).

O seminário terá continuação, entre os dias 9 e 11 novembro, no período da tarde, com apresentações e discussões internas de trabalhos dos participantes dos grupos de estudos e de pesquisas envolvidos no evento: Grupo de Estudos Palavra, Língua e Discurso (Pallind) – Laboratório Corpus/PPGL/UFSM, sob a coordenação de Verli Petri; Grupo de Pesquisa Estudos do Texto e do Discurso: Entrelaçamentos Teóricos e Analíticos (GPTD), sob a coordenação de Maria Cleci Venturini (Unicentro/UFPR) e Gesualda dos Santos Rasia (UFPR); e Laboratório de Estudos Linguísticos e Literários (Labell), sob a coordenação de Maria Cleci Venturini (Unicentro/UFPR).

As atividades do Seminário de Pesquisas no Sul contam com o apoio da UFSM, Unicentro, UFPR, Capes, CNPq, Fundação Araucária e Fapergs.