Laboratório da UFSM deposita patente de invenção de tijolo ecológico

Esta é a sexta patente depositada pelo Laboratório de Síntese e Caracterização de Nanomateriais, do Campus de Cachoeira do Sul

No início de agosto, mais uma patente de invenção foi depositada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) pelo Laboratório de Síntese e Caracterização de Nanomateriais (LSCNano), do Campus da UFSM em Cachoeira do Sul. Sob o número BR 10 2022 017667-1 e intitulado “Tijolo ecológico de cimento e resíduo industrial e método de preparo”, o invento conta com a participação das alunas Ingridi dos Santos Kremer, do curso de Engenharia Elétrica, e Eloisa da Rosa, do curso de Engenharia Mecânica, orientadas pelo professor Jocenir Boita. Esta é a sexta patente depositada pelo laboratório.

Neste invento, é apresentado um tijolo ecológico manufaturado à base de resíduos industriais, com elevada resistência mecânica à compressão e com processo de secagem e cura livre de utilização de fornos convencionais. Os tijolos ecológicos desta invenção são constituídos por cimento e resíduo industrial, sem uso de terra, argila e outros agregados, como areia convencional. Neste caso, o resíduo industrial corresponde a cinza de casca de arroz, cerâmica vermelha e pó de ágata, podendo ser preferencialmente um dentre eles, ou uma combinação entre os resíduos, em diferentes proporções. Os tijolos ecológicos desta invenção apresentam elevada resistência mecânica à compressão, com valores na faixa de 15 MPa a 30 MPa.

Os envolvidos com o projeto pretendem avançar com a transferência da tecnologia para empresas interessadas em desenvolver esta tecnologia a nível industrial, fornecendo desta forma uma alternativa mais sustentável, ambientalmente amigável e economicamente atraente.

Com informações do Núcleo de Comunicação Institucional do Campus de Cachoeira do Sul