Organizado pela UFSM, Encontro Nacional de Química Analítica retornou ao Rio Grande do Sul

A 20ª edição do encontro ocorreu em Bento Gonçalves, junto com o 8º Congresso Ibero-Americano de Química Analítica

Participantes do 20º ENQA e do 8º CIAQA

O 20º Encontro Nacional de Química Analítica (Enqa) foi realizado entre 25 e 28 de setembro em Bento Gonçalves, juntamente com o 8º Congresso Ibero-Americano de Química Analítica (Ciaqa). O evento foi organizado pela UFSM, com o apoio da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Universidade Franciscana (UFN). O evento recebeu 813 inscritos, vindos de 23 estados brasileiros e do Distrito Federal, além de palestrantes da Áustria, Argentina, Canadá, Colômbia, França, Espanha, República Tcheca, Inglaterra, Polônia, Portugal e Uruguai. Ao todo, foram apresentados 515 trabalhos na forma de pôster, 74 palestras, quatro workshops, nove minicursos e mais de 54 apresentações orais. “Esses números nos surpreenderam muito, pois ter mais de 800 pessoas em um evento científico é algo relevante, ainda mais considerando o período de pandemia e todas as restrições impostas por esta, além da situação econômica do país”, declarou o professor Érico Flores, coordenador geral do 20º Enqa e do 8º Ciaqa.

Dos participantes, 141 são alunos de pós-graduação, 294 são professores, pesquisadores e profissionais, contando ainda com a presença de 342 alunos de graduação, além de convidados, técnicos e expositores. Os organizadores ressaltam que, do total de inscritos, o 20º Enqa e 8º Ciaqa tiveram participação majoritariamente feminina (53%).

Discurso de boas-vindas na abertura do evento: Professor Érico Flores

O grupo de professores que organizou ambos os eventos é, em sua maior parte, formado por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Química da UFSM, que recentemente recebeu a nota 7 em avaliação da Coordenadora de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O conceito, que é o máximo atribuído pela instituição, representa excelência e nível internacional.

O professor Érico Flores destaca que “o Enqa é o maior congresso de química analítica da América do Sul e organizá-lo foi um imenso desafio. A proposta inicial seria fazer a organização em 2020, mas isso não foi possível devido ao período imposto pela pandemia de Covid-19. Isso gerou muita expectativa e muitas incertezas para esse ano. Agradeço a todos integrantes da comissão organizadora e de apoio e a todos aqueles que estiveram conosco no 20º Enqa e 8º Ciaqa que, apesar de todas as dificuldades, mostraram muita dedicação, possibilitando o grande sucesso alcançado”. Muitas das palestras e apresentações de trabalhos ocorreram na língua inglesa, incluindo a palestra de abertura.

Conferência de abertura ministrada pelo Prof. Jörge Feldmann (Áustria)

A sessão “Presente e futuro da química analítica” contou com a presença de professores renomados, como Boaventura dos Reis e Francisco Krug, ambos da Universidade de São Paulo (USP), Marília Oliveira Goulart, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e Mário Ugulino Araújo, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A coordenação ficou por conta da professora Maria Fernanda Pimentel Avelar, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Além disso, ocorreu pela segunda vez em um Enqa uma sessão dedicada às mulheres, sendo que a primeira foi 2018, em Caldas Novas (GO). A mesma foi intitulada “Mulheres na Química Analítica”, que contou com um público de mais de 500 pessoas, tendo sido abordados os panoramas em diferentes regiões, os desafios e os exemplos de sucesso obtidos pelas mulheres na área.

Outro destaque foram os lançamentos de livros por profissionais e pesquisadores, como os listados abaixo:

Eletroanálises – Aspectos Teóricos e Práticos, de Orlando Fatibello-Filho, Tiago Almeida Silva, Fernando Cruz de Moraes e Elton Sitta, em uma publicação da Editora da Universidade Federal de São Carlos;

ICP-MS and Trace Element Analysis as Tools for Better Understanding Medical Conditions: Volume 97, de Marco Aurélio Zezzi Arruda e Jemmyson Romário de Jesus, em uma publicação da Elsevier;

Métodos Eletroanalíticos: Conceitos, Experimentos e Aplicações, de Nelson Ramos Stradiotto, Hideko Yamanaka, Maria Valnice Boldrin Zanoni e Maria Del Pilar Taboada Sotomayor, em uma publicação da Cultura Acadêmica Editora;

Tools and Trends in Bioanalytical Chemistry, de Lauro Tatsuo Kubota, José Alberto Fracassi da Silva, Marcelo Martins Sena e Wendel Andrade Alves, em uma publicação da Nature Springer;

Vapor Generation Techniques for Trace Element, de Alessandro d’Ulivo e Ralph Sturgeon, em uma publicação da Elsevier.