Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Parceria entre UFSM e FURG atua no desenvolvimento de aplicativo na área da saúde

O software busca gerenciar, acompanhar e elaborar protocolos no setor de reabilitação



Uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) desenvolveu um aplicativo que visa oferecer aos profissionais da saúde acompanhamento e progresso de pacientes diagnosticados com hipertensão arterial, diabetes Mellitus I e II e obesidade. 

A plataforma está em desenvolvimento no Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento e Reabilitação da UFSM, em conjunto com o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) e Hospital Universitário Doutor Miguel Riet Corrêa Jr. (HUFURG), vinculado à FURG, no município de Rio Grande, e pretende auxiliar, principalmente, profissionais da Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional vinculados aos hospitais universitários, em atendimentos de reabilitação de pacientes no país.

O MoveSUS, como é chamado, será capaz de apresentar calculadoras eletrônicas para avaliações da composição corporal dos pacientes, sugerir treinos, protocolos e metodologias personalizadas de acordo com as características físicas de cada um, sob supervisão de um profissional da área da saúde. O aplicativo tem como principal objetivo funcionar como um guia de acompanhamento, gerenciamento, elaboração de protocolos de reabilitação e coleta de dados para estudos com pacientes atendidos nas unidades que serão incorporados ao Aplicativo de Gestão para os Hospitais Universitários (AGHU) – uma ferramenta que visa à reestruturação e revitalização dos hospitais das universidades federais e auxilia na padronização das práticas assistenciais e administrativas dos hospitais universitários, permitindo a criação de indicadores nacionais. 

O coordenador do projeto, Jessié Martins Gutierres, conta que o aplicativo, na sua versão beta, será testado, inicialmente, em celulares, sem a utilização de dados de pacientes atendidos pelas unidades. Serão coletadas sugestões e, a partir de então, serão feitas adequações com base naquilo que os profissionais da área apontarem para melhorar o software. “No futuro, temos o objetivo de requisitar financiamento do governo federal para incorporar esse software junto ao AGHU”, comenta. “Ainda estamos no período de desenvolvimento, realizando algumas adequações tanto no projeto aprovado quanto no software, pois sentimos a necessidade de ouvir mais os profissionais da área para tornar a experiência do MoveSUS objetiva e condizente com a rotina dos setores de reabilitação dos hospitais.” destaca. 

O MoveSUS terá funções personalizáveis, em que o profissional poderá criar campos e, a partir disso, visualizar um mapa, gerado no aplicativo, dos principais protocolos de atividade física que podem ser utilizados. É possível, também, acompanhar a evolução cronológica dos treinamentos por meio de gráficos com diferentes medidas de avaliação: variáveis antropométricas, fisiológicas e bioquímicas e a avaliação do nível de atividade física de cada paciente antes do início dos protocolos de reabilitação. 

O aplicativo será importante, também, para pesquisas de mestrado e doutorado na área da saúde, visto que ele permitirá verificar dados de pacientes curados para o novo SARS-CoV-2, além das principais metodologias usadas no setor pelos profissionais da área. Além disso, o compartilhamento de dados com os gestores dos hospitais possibilitará um detalhamento acurado para adequações nos atendimentos realizados pelos setores, bem como a formulação de políticas públicas em saúde locais.

Fazem parte da pesquisa e desenvolvimento do software o coordenador do projeto Jessié Martins Gutierres, o desenvolvedor Douglas Luis Dutra, o mestrando Waldomiro Eugênio Peranzoni Junior da UFSM, a doutoranda na UNISC Josi Mara Saraiva de Oliveira, o bolsista de iniciação científica o João Barros Silva e funcionários do setor de reabilitação do HUFURG. O trabalho já vem sendo realizado há dois anos e estima-se que até final de 2022 a versão beta esteja sendo testada pelos profissionais da área.

O aplicativo conta com um perfil no Instagram: @move.sus

A equipe do MoveSus produziu um vídeo onde é possível conhecer mais sobre o aplicativo:

Texto: Gabriela Leandro, acadêmica de jornalismo e voluntária da Agência de Notícias
Vídeo: Equipe MoveSus
Edição: Mariana Henriques, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-59953

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes