Acadêmicos de Comunicação Social realizam oficinas com estudantes no Instituto de Educação Olavo Bilac

As atividades foram desenvolvidas para o projeto de extensão EduConexão

Nesta terça-feira (11), foi realizada no Instituto de Educação Olavo Bilac, de Santa Maria, a segunda edição presencial do EduConexão, um projeto de extensão universitária vinculado ao Programa de Educação Tutorial da Comunicação Social (PETCom) da UFSM. O projeto foi criado em 2019 com o objetivo de aliar a formação escolar aos conhecimentos da Comunicação Social, além de educar para a mídia e aproximar os jovens secundaristas do ingresso ao ensino superior e técnico da UFSM.

Na ação, oito oficinas foram realizadas com cerca de 50 alunos do terceiro ano do ensino médio. Foram elas: Organização de estudos; Escrita Criativa; Como usar filmes na Redação do Enem; Edição de Áudio; Edição de Vídeo; Edição de Fotografia; Produção de Conteúdo para Mídias Digitais; Oratória; e Gestão de Eventos. Todas as oficinas foram ministradas por discentes do PETCom.

A professora de Língua Portuguesa e Literatura, Renata Stangherlin dos Santos, que participou da oficina sobre redação do Enem, destaca ser importante a colaboração entre a UFSM e a comunidade escolar: “A colaboração é muito válida, visto que ambos trocam experiências e saberes”. O estudante do 3º ano do Ensino Médio, Diogo Lucas, relata que a colaboração feita “contribui para que alunos de nível médio tenham uma visão mais ampla sobre os assuntos abordados”. A previsão é que novas ações como estas sejam realizadas em escolas de Santa Maria no ano de 2023.

O PETCom é composto por dezoito discentes dos Cursos de Comunicação Social – Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. O grupo é coordenado pela professora/tutora Jaqueline Kegler.

Com informações e fotos do PETCom