Programa da UFSM-PM promove ações voltadas para doenças crônicas e deficiência na infância

Acadêmicos e docentes dos cursos de Enfermagem e Nutrição participam das atividades

Foto colorida horizontal com oito pessoas olhando para a câmera e sorrindo, em volta de uma mesa em uma sala. Todos usam tocas
Grupo realiza consultas no espaço destinado à Clínica Escola da UFSM-PM

O programa de extensão “Viva Criança: Ações Colaborativas em Rede Voltadas a Cronicidade e Deficiência na Infância” é desenvolvido por acadêmicos e docentes dos cursos de Enfermagem e Nutrição da UFSM Campus Palmeira das Missões, e conta ainda com a colaboração de profissionais da Rede de Atenção à Saúde e Educação do município.

Entre as principais ações desenvolvidas pelo grupo estão as consultas realizadas na Estratégia de Saúde da Família no bairro Vista Alegre, em espaço destinado à Clínica Escola da UFSM-PM. Conforme a professora Neila Santini de Souza, coordenadora do programa, as consultas têm como objetivo o acompanhamento clínico de crianças, em especial, as que possuem alguma condição crônica de saúde ou deficiência, a fim de promover orientações e prevenir futuras complicações. “As consultas podem ser agendadas na Estratégia de Saúde da Família, pelos pais ou cuidadores. Vale ressaltar que essas condições de saúde levam as crianças a um maior número de hospitalizações e requer acompanhamento de serviços/ambulatórios de saúde especializados com maior frequência”, explica a docente.

Ainda de acordo com coordenadora do projeto, por meio das ações colaborativas de extensão, o grupo de trabalho interprofissional atua em rede e está em fase de finalização de material educativo construído em parceria com a Coordenadoria de Tecnologia Educacional da UFSM, que contemplará as famílias e escolas do município e região. A equipe ainda apoia ações de associação, conselhos municipais e secretaria de educação para fomentar capacitações na rede para profissionais de saúde, educadores e famílias.

Desde julho deste ano também foi iniciado o Grupo de Educação em Diabetes para Crianças e Familiares, que tem como foco a troca de experiências entre os participantes para aprender a conviver com o diabetes mellitus tipo 1, buscando, com o apoio multiprofissional, uma melhora da qualidade de vida.

O programa de extensão conta com apoio de fomento do Edital Corede/UFSM para material educativo, duas bolsistas de extensão dos cursos de Enfermagem e Nutrição, além de uma bolsa de inserção social para mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ruralidade.

Interessados em saber mais sobre as atividades do grupo podem entrar em contato pelo e-mail neila.souza@ufsm.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UFSM-PM