#SouUFSM: Nota à comunidade

A Universidade Federal de Santa Maria, enquanto instituição pública, plural e democrática, tem em seus valores institucionais o comprometimento com a educação e com o conhecimento pautados em liberdade, democracia, ética, justiça, respeito à identidade e à diversidade, compromisso social, inovação e responsabilidade. Desta forma, repudia todo e qualquer discurso de ódio, de falta de civilidade, que não tolere as diferentes opiniões ideológicas e políticas e que incentive agressões à comunidade acadêmica ou a quem quer que seja.

Nossos estudantes são nosso maior patrimônio e é através deles e do conhecimento gerado nas universidades que transformamos a sociedade. Toda vez que um estudante ou um servidor público da área da educação for atacado e/ou desqualificado, nos ergueremos em defesa da nossa comunidade e da nossa instituição, que é de Estado e não de um governo.

É inegável que estamos fragilizados não só pelos seguidos cortes orçamentários que sofremos ano após ano. Precisamos relembrar que, infelizmente, não é somente neste período eleitoral que estamos sendo atacados. São diferentes tentativas de desqualificar a UFSM em razão de defendermos a educação pública de qualidade e, principalmente, por prezar pela livre expressão e pelo respeito à democracia.

Apesar de todos os ataques, todos os cortes, todas as tentativas de desmobilização e, principalmente deslegitimação, nossa comunidade segue respeitosa e arduamente trabalhando, porque acredita na educação de qualidade, no ensino público e na democracia. E por isso merece respeito.

Somos UFSM e temos orgulho disso!

Gabinete do Reitor da UFSM

Fotos de estudantes de perfil andando na frente de prédio. Nota à comunidade. #SouUFSM