Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM participa do Universo Pecuária, em Lavras do Sul, até domingo (6)

Laboratório de Micrometeorologia apresenta projeto que quantifica as emissões e as absorções de gases do efeito estufa



Foto colorida horizontal com cinco pessoas, duas mulheres e 3 homens, lado a lado, sorrindo, em um espaço interno em que há ao fundo um banner com logo da UFSM
A partir da esquerda, Marjorie, Alecsander, Débora, Domingos e Adriano no espaço da UFSM

A UFSM está participando, de terça-feira (1º) até domingo (6), do evento Universo Pecuária, que ocorre em Lavras do Sul. O Laboratório de Micrometeorologia está apresentando o projeto que quantifica as emissões e as absorções de gases do efeito estufa, informando se um sistema de produção é fonte ou sumidouro destes gases em apenas um ano. Estas quantificações são realizadas pelas chamadas torres de fluxo.

Os estudos realizados pela UFSM mostram que a criação de gado com manejo correto das pastagens naturais do bioma pampa absorve carbono da atmosfera e reduz o efeito estufa. Ou seja, a emissão de CH4 pelo gado é compensada pela absorção de CO2 pela pastagem, resultando numa absorção de Carbono por este sistema de produção.

O estande foi visitado no dia 1º pelos secretários da Agricultura e do Meio Ambiente do RS, Domingos Antonio Velho Lopes e Marjorie Kauffmann, respectivamente, que foram recebidos pelos professores Débora Regina Roberti, do Departamento de Física, Adriano Mendonça Souza, do Departamento de Estatística da UFSM, e pelo doutorando em Física Alecsander Mergen.

Foto: Divulgação

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-60259

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes