Docentes do Programa de Pós-Graduação em Química estão entre os pesquisadores com maior impacto internacional da UFSM

UFSM possui 8 pesquisadores entre os mais influentes

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) possui 8 pesquisadores citados na “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators”, da Editora Elsevier, na categoria “Impacto ao longo da carreira” (“Career”). Destes, 4 são do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ).

Essa base de dados mostra a classificação dos cientistas mais influentes do mundo nas respectivas áreas de atuação, classificando os pesquisadores em 22 áreas do conhecimento e 176 subáreas. A seleção final engloba os 100 mil cientistas com maior c-score e também os 100 mil cientistas que publicaram ao menos cinco artigos em publicações científicas de impacto mundial e que estejam entre os 2% melhores em seu subcampo de pesquisa. Os resultados são apresentados em duas categorias: Impacto no ano de 2021 e Impacto ao longo da carreira. A lista de 2021 é composta de um total de 200.409 cientistas.

O ranking utiliza a base Scopus (o maior banco de dados mundial de resumos e citações de publicações científicas revisadas por pares) e metodologia desenvolvida pela Universidade Stanford (EUA). Para análise dos dados foi utilizado o “c-score”, que é baseado no impacto (citações) dos trabalhos e não apenas no número de publicações. Esse indicador também incorpora informações sobre coautoria e posições de autor (único, primeiro, último autor).

Na categoria “Career”, são citados 844 pesquisadores brasileiros de todas as áreas e 5 deles são do Centro de Ciências Naturais e Exatas, sendo 4 do PPGQ. Ou seja, 50% dos pesquisadores com maior impacto e visibilidade internacional da UFSM são docentes do PPGQ, que recebeu novamente o conceito “7”, a mais alta classificação dos programas de pós-graduação, em avaliação feita pela CAPES.

O professor Érico Flores, classificado como primeiro do ranking interno do PPGQ há mais de 10 anos, comenta que “esse destaque no novo ranking da Elsevier e Universidade Stanford dado para os pesquisadores, é muito importante para a visibilidade internacional da UFSM e para a valorização dos docentes do PPGQ”. Além dele, os seguintes pesquisadores da UFSM foram incluídos nesta avaliação: João Rocha, Gilson Zeni, Guilherme Dotto, Bernardo Baldisserotto, Marcos Martins, Humberto Pinheiro e José Pinheiro.

O professor Cezar Bizzi, atual coordenador do PPGQ, entende que “esse é mais um indicador da alta qualidade do PPGQ, o primeiro da UFSM a atingir a nota 7 da CAPES e mostra o empenho e a qualidade dos pesquisadores que orientam no Programa”.

Metodologia

O estudo apresentado é elaborado anualmente e analisa a influência dos cientistas com base na Scopus, a partir do cálculo de um indicador composto de citações (c-score), capaz de retratar de maneira mais abrangente o impacto do trabalho de cada cientista e corrigindo distorções do tradicional índice “h” (h-index) pelo uso do índice “hm” (hm-index).

A base de dados disponível dos cientistas mais citados fornece informações padronizadas sobre citações, índice “hm” ajustado para coautoria de trabalhos, citações de artigos em diferentes posições de autoria e um indicador composto (c-score). O índice composto de citações (c-score) é calculado a partir de seis parâmetros: número total de citações, excluindo as autocitações, recebidas no ano anterior; índice h; índice ajustado de coautoria Schreiber; número de citações recebidas em trabalhos cujo pesquisador é autor único; número de citações recebidas em trabalhos cujo pesquisador é autor único ou primeiro autor; e número de citações recebidas em trabalhos cujo pesquisador é o autor único, primeiro autor ou último autor.

Mais informações sobre como funcionam os indicadores podem ser encontradas no site da Elsevier.

Com informações do PPGQ