Alunos da UFSM conquistam premiações em evento de robótica em Charqueadas

Estudantes de Engenharia de Controle e Automação e de Engenharia de Computação representaram a UFSM na Robocharq

Robô desenvolvido por alunos da UFSM participou da competição de Sumô Pro

De 3 a 5 de novembro, alunos dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e de Engenharia de Computação da UFSM participaram da Robocharq, evento de robótica realizado no município de Charqueadas, no campus do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. O evento reúne atividades de entretenimento, colaboração e competição, visando à construção de robôs e ao desenvolvimento de conhecimentos através da robótica educacional. Contando com a orientação do professor Anselmo Rafael Cukla (do Departamento de Processamento de Energia Elétrica), três times da UFSM participaram da competição, nas seguintes categorias: Seguidor de Linha com Desafios Pro, Seguidor de Linha Analógico, Sumô Autônomo Pro.

Sumô de robôs é uma competição em que dois robôs tentam se empurrar para fora de uma arena circular (de maneira semelhante ao esporte de sumô). Quanto aos robôs seguidores de linha, eles têm a finalidade de seguir uma linha feita em uma superfície que é lida através de sensores; ou seja, detectam um caminho e, desta forma, percorrem um circuito preestabelecido. Duas premiações foram obtidas por estudantes da UFSM:

– Melhor Circuito Eletrônico, na categoria Seguidor de Linha Analógica. O prêmio foi para o aluno Bruno Gabriel Flores Sampaio, do curso de Engenharia de Controle e Automação;

– Prêmio Superação, na categoria de Sumô Pro. Este time foi composto pelos alunos Leonardo Ferreira Pereira, Guilherme Henrique Wulfing, e Bruno Eduardo Balsan, todos do curso de Engenharia de Controle e Automação.