Professora da UFSM lança livro durante seminário internacional em Brasília

“Trilogia da Terra Espanhola”, de Luciana Montemezzo, também foi parte de exposição de artes visuais em Santa Maria

foto colorida horizontal com pessoas, em ambos os lados da foto, aplaudindo uma mulher que está ao centro, atrás de uma mesa com livros, e artes penduradas na parede
Lançamento presencial da obra e de exposição ocorreram na sexta (4)

A professora do Departamento de Letras da UFSM Luciana Montemezzo participou na segunda-feira (7) do Seminário Internacional: A Voz Dramática e Poética de Miguel Hernández, promovido pelo Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB). Além de discutir a obra do poeta e dramaturgo espanhol, o evento também conta com lançamento de livros de autores contemporâneos de Hernández, como Federico García Lorca, que teve suas peças “Bodas de Sangue”, “Yerma” e “A Casa de Bernarda Alba”, reunidas, traduzidas e comentadas no livro de Luciana, “Trilogia da Terra Espanhola”.

O livro da docente é o primeiro a reunir as três peças de Lorca em uma única edição em português, além de conter um estudo sobre a vida e a obra do autor, considerado um dos artistas espanhóis mais importantes do século 20. A tradução da trilogia foi o tema da tese de doutorado defendida por Luciana na Universidade de Campinas (Unicamp) em 2004 e se transformou em livro durante seu estágio de pós-doutorado na Facultad de Traducción e Interpretación da Universidad de Granada, de 2019 a 2020.

Outra pesquisadora representante da UFSM é Bárbara Andreta, atualmente estagiária de pós-doutorado. Ela participa na quarta (9) da mesa “Voz Dramática”, com o tema “La cola, de Miguel Hernández: protagonismo feminino e processo tradutório”.

O seminário iniciou nesta segunda (7) e vai até quarta-feira (9). Também estão previstas conferências com pesquisadores internacionais de literatura espanhola, como Andrés Olmedo, professor da Universidad de Granada; Aurora Cerveró, professora da Universidad Complutense de Madrid; Juan Trelles, escritor e jornalista espanhol, membro do Instituto Cervantes de Madrid; e Raquel Guillemas, diretora do Instituto Cervantes de Brasília.

Livro serviu de inspiração para exposição de artes visuais em Santa Maria

A exposição Lorca no Solar reuniu literatura, teatro e artes visuais na última sexta-feira (4). O evento aconteceu no Ateliê Solar, em Santa Maria, e contou com 13 obras feitas por artistas do ateliê inspirados na vida e obra do artista espanhol. “A Luciana disse que o Solar seria o local perfeito para fazer o lançamento do livro e assim nasceu a ideia de realizarmos a exposição com essa temática. Apesar da grandiosidade do autor, foi o trabalho dela que nos inspirou”, conta Luciano Santos, curador da obra e diretor do ateliê.

A jornalista Sabrina Siqueira já acompanhava o trabalho de Luciana e foi à exposição para conhecer mais sobre Lorca e também aprendeu um pouco mais sobre a produção artística de Santa Maria. “Que bom que existem espaços como esse para entrarmos em contato com essa produção. Percebi que há vários artistas de qualidade em Santa Maria que eu não havia me dado conta”, destaca.

Luciana destaca a importância do evento, mesmo que o livro já tenha sido lançado de forma online anteriormente. “O lançamento presencial é muito mais caloroso, verdadeiro, traz os amigos para perto. Ao conhecer o espaço, percebi que ele tinha muito em comum com o que Lorca pensava da arte. ele buscava abrir espaço para novos artistas, não era elitista. A Solar representa isso em Santa Maria”, afirma. Os exemplares disponíveis para venda na exposição se esgotaram.

A exposição fica na sala principal do Solar até quarta-feira (9) e permanece no ateliê até o final do mês de novembro. Cada peça da exposição foi transformada em cinco cópias digitais, que estão à venda por R$ 50,00. A entrada é gratuita e o agendamento é feito pelo Instagram do Solar.

Bernardo Silva, acadêmico de Jornalismo, voluntário da Agência de Notícias

Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista