Programa de extensão contribui na formação para o atendimento educacional especializado

A próxima atividade do programa, no dia 18 de novembro, será uma palestra sobre ensino e aprendizagem para autistas

O programa de extensão “Viva Criança: Ações Colaborativas em Rede Voltadas à Cronicidade e Deficiência na Infância” desenvolve ações interprofissionais com a participação de alunos e docentes dos cursos de Enfermagem e Nutrição da UFSM (Campus de Palmeira das Missões), contando com a colaboração de profissionais da Rede de Atenção à Saúde e Educação do município. Na cidade, o programa tem participado da educação permanente de monitores e professores que atuam no atendimento educacional especializado (AEE), em uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, em especial com o Núcleo Interdisciplinar de Apoio Educacional (Niae), e também com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e a 15ª Coordenadoria Regional de Saúde.

O atendimento educacional especializado busca identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade, para que estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou com altas habilidades possam participar de atividades escolares, considerando suas individualidades. Neste contexto, o monitor possui papel primordial junto ao professor para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da criança. No mês de julho, o programa de extensão, em parceria com o Niae, organizou no campus um encontro com o tema “Atenção à família da criança com deficiência e o uso de medicações contínuas”, do qual participaram 22 monitores e professores do AEE de escolas do município.

Próxima atividade – No dia 18 de novembro, às 19h, no auditório do campus, haverá um encontro sobre o transtorno do espectro autista (TEA). Tento como público-alvo professores, famílias e demais profissionais da rede, a atividade será realizada em parceria com a Associação das Mães dos Autistas de Palmeira das Missões e Região e o Plurale – Centro Integrado de Intervenção Comportamental. “Conhecendo os estilos de aprendizagem no TEA e as possibilidades de intervenção e manejo no contexto escolar” é o título da palestra, que será proferida pela neuropsicopedagoga clínica Priscilla Lucena Vianna Dias, que é supervisora técnica da Plurale de Ijuí e doutoranda em Educação pela UFSM. Na universidade, ela participa do grupo de pesquisa Educação Especial e Autismo, que desenvolve investigações acerca do processo de inclusão de crianças e jovens autista e explora temas como o impacto na família, intervenções precoces e formação de professores. A inscrição na palestra pode ser feita aqui.

A coordenadora do programa de extensão é a professora Neila Santini de Souza. Por meio do edital de apoio a ações da UFSM alinhadas ao Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede), o programa conta também com duas bolsistas, dos cursos de Enfermagem e Nutrição.

Outras informações sobre as atividades do grupo constam na página @tea_migos, no Instagram.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Campus de Palmeira das Missões