Professor da UFSM participa da criação de plataforma on-line para pesquisadores em saúde mental

A Harmony é uma ferramenta desenvolvida para a harmonização de perguntas, independentemente de serem em português ou inglês

O professor Maurício Scopel Hoffmann, do Departamento de Neuropsiquiatria da UFSM, participou do desenvolvimento da plataforma on-line Harmony, que é uma ferramenta desenvolvida para a harmonização de perguntas, tendo como público-alvo pesquisadores da área de saúde mental. Caso o pesquisador deseje comparar dados de diferentes questionários (como, por exemplo, os questionários padronizados GAD-7 e Beck), a Harmony é capaz de identificar quais perguntas correspondem entre si, independentemente de as questões serem em português ou inglês.

O algoritmo da Harmony estima quais são as perguntas similares para que o pesquisador possa agregar dados de diferentes bancos. Para usar a plataforma, basta arrastar e soltar as planilhas e PDFs de questionários de saúde mental na ferramenta. Ao final, o pesquisador pode exportar o resultado em formato Excel ou como uma imagem e compartilhar com colegas.

Além do professor da UFSM, participaram do desenvolvimento da plataforma pesquisadores em saúde mental, ciência de dados e processamentos de linguagem do Reino Unido, incluindo professores da University College London (da Inglaterra) e da University of Ulster (da Irlanda do Norte). O projeto contou com financiamento do Wellcome Trust, instituição filantrópica britânica de apoio à pesquisa.