Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Evento da 37ª JAI incentiva apresentação de pesquisas acadêmicas na língua inglesa

Os alunos puderam apresentar suas pesquisas na língua inglesa no tempo máximo de cinco minutos



Nos dias 10 e 11 de novembro, a Secretaria de Apoio Internacional da UFSM (SAI), promove, durante a 37ª JAI, o II Symposium of Academic Exchange (SAE). O simpósio contou com a submissão de 58  pesquisas produzidas na UFSM, e os participantes precisaram apresentar seus estudos na língua inglesa, apenas com o auxílio de um slide e em até cinco minutos.

A apresentação deveria ser compreendida pelo público acadêmico não especializado na área do participante e o evento tem como objetivo impulsionar os letramentos acadêmicos em língua inglesa e estimular a capacidade dos jovens cientistas em apresentar sua pesquisa para públicos multidisciplinares. Todos os participantes receberão um certificado. Além disso, os alunos que se destacarem terão premiação em diferentes categorias, como melhor slide, apresentação mais envolvente para o público não especialista, destaque para o aspecto linguístico (melhor proficiência), além de uma categoria nova, criada nesta edição, que é o People’s Choice Awards (premia a escolha do público).

O SAE recebeu inscrições de estudantes de graduação e pós-graduação que estavam interessados em qualificar a sua competência em inglês como língua adicional. A iniciativa é do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação (LabLer), do projeto Línguas no Campo (LINC) em parceria com a SAI e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP). 

Uma nova forma de falar sobre a pesquisa

A professora e co-coordenadora do LabLer, Roseli Gonçalves do Nascimento, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas cita que em 2019 eles tiveram uma primeira edição que foi bem sucedida e que teve 19 apresentações. Agora com o retorno às atividades presenciais, foi possível retomar o evento e refazê-lo bem rapidamente. “O simpósio foge um pouco dos padrões que estamos acostumados, pois geralmente temos congressos, eventos de área e o simpósio é um evento multidisciplinar que foi muito bem recebido”, afirmou a professora. 

Roseli ainda explica que a ideia é que o evento continue sendo de forma anual, para criar essa cultura de compartilhamento de pesquisas e preparação para o processo de internacionalização da UFSM. “Eu fico encantada quando eu vejo esses jovens se colocando nessa posição corajosa, de vir aqui apresentar o trabalho para um público que não é muito da área deles, eles tem que fazer um esforço extra, além de ter uma familiaridade com o assunto, eles têm que comunicar e fazer esse movimento, adotar um estilo de linguagem, uma apresentação, escolha do léxico das palavras que interaja com um público que não é especialista na área”, comentou. 

A estudante do Mestrado em Artes Visuais, Amanda de Deus, apresentou a sua pesquisa no II SAE e relata que foi um pouco diferente fazer uma apresentação em inglês no ambiente acadêmico, pois ela aprendeu o inglês sozinha mas que agora pode colocar em prática. Ela ainda cita que a iniciativa do evento é muito boa, pois ajuda os estudantes a praticarem o inglês e perderem o medo da fala, auxiliando na preparação para futuros eventos que possam surgir. “A iniciativa deve continuar acontecendo e sendo divulgada para que outras pessoas percam o medo e venham participar”, diz Amanda. 

O II Simpósio de Intercâmbio Acadêmico teve apresentações de pesquisas de diversos cursos,  que foram desde desenho industrial, arte, até Medicina, biologia e outras tantas áreas que tiveram pesquisas sendo relatadas. Para a Professora Roseli é importante ter estudos interessantes, pois faz com que os avaliadores não olhem só para a questão da língua, mas também no conteúdo que está sendo transmitido. 

A expectativa é que no dia 23 de novembro as apresentações que receberam destaque nas categorias sejam reveladas. No dia 5 de dezembro, haverá uma solenidade de entrega dos certificados. Todos os 58 trabalhos apresentados no SAE farão parte de um caderno de resumos que tem previsão de publicação no primeiro semestre do ano que vem. A comissão avaliadora irá disponibilizar um feedback aos participantes para que possam qualificar suas apresentações para outros eventos. 

Jornada rumo à internacionalização

O II Symposium of Academic Exchange é resultado da convergência de dois eventos que ocorreram em 2019, o I Symposium of Academic Exchange e o Pesquisadores Sem Fronteiras. As iniciativas não aconteceram nos dois últimos anos devido à pandemia de Covid-19, mas, neste ano, voltaram e têm como principal foco contribuir com os esforços da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Santa Maria, no seu plano de desenvolvimento institucional de 2016 a 2026, com foco na internacionalização.

O evento é uma tentativa de criar uma cultura de internacionalização, para que a Universidade esteja preparada para receber os pesquisadores estrangeiros. Para isso, deve preparar o corpo acadêmico e toda a Instituição para acolher atividades internacionais multilingue. O Simpósio foi inspirado na competição internacional Three Minute Thesis (3MT), para desafiar os alunos na  apresentação em poucos minutos de suas pesquisas em uma língua adicional. 

 

Texto: Mariane Machado, estudante de jornalismo e voluntária da Agência de Notícias
Fotos: Ana Alícia Flores Ponteli, estudante de desenho industrial e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-60461

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes