Evento recebe estudantes e interessados em ingressar no Colégio Politécnico da UFSM

Visita guiada apresentou o conjunto de cursos do colégio para alunos de três escolas

Público em visita ao Colégio Politécnico durante o evento Poli Portas Abertas (foto: Cristine Michelin)

Na última quarta-feira (9), o Colégio Politécnico da UFSM promoveu pela primeira vez o evento “Poli Portas Abertas”. A instituição abriu suas portas e proporcionou uma visita guiada para três escolas da região, além de duas visitas para a comunidade em geral, totalizando 91 pessoas. O evento teve o objetivo de oferecer uma experiência para as pessoas que desejam ingressar no Colégio Politécnico, ao promover uma visita por laboratórios, salas de aulas, viveiros, áreas de cultivo e pesquisa, entre outros locais.

O encontro começou pela manhã, com a recepção de alunos do Colégio Estadual Professora Edna May Cardoso, de Santa Maria, e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Téofilo Theodoro Streck, de Novos Cabrais, além de pessoas da comunidade em geral. Pelo turno da tarde, o Colégio Politécnico recebeu a Escola Estadual de Educação Básica Padre Pedro Marcelino, de Ivorá, e, na sequência, ocorreu a última visita do público em geral. O professor de língua portuguesa do Colégio Edna May Cardoso, Bruno Luiz Signari, comentou que “a visita foi de grande importância para os alunos, pois é uma ótima oportunidade para clarear suas ideias quanto ao futuro profissional”.

No anfiteatro do Colégio Politécnico, os visitantes foram apresentados aos cursos técnicos em Administração, Contabilidade, Secretariado, Cooperativismo e Comércio, bem como ao curso de graduação em Gestão de Cooperativas, oferecido na modalidade a distância (EaD). No espaço do laboratório do leite (Lableite), receberam informações sobre os cursos técnicos em Alimentos e Fruticultura (EaD). Logo após, a visita seguiu para o Laboratório de Farmácia, onde estavam presentes os cursos de Farmácia, Cuidados de Idosos e Enfermagem.

Visita ao estande do Curso Técnico em Alimentos (foto: Cristine Michelin)

Na sequência, visitaram o Laboratório de Análises Ambientais do Colégio Politécnico, onde conheceram o curso de Gestão Ambiental e o Técnico em Meio Ambiente. No Laboratório de Informática, assistiram a uma breve palestra sobre os cursos de Informática e Sistemas para Internet, seguida de uma caminhada até a Floresce, a Floricultura Escola do Colégio Politécnico, onde foram recepcionados por professoras do Curso Técnico em Paisagismo. Ao final, após um deslocamento de ônibus até a Área Agropecuária (área nova) do Colégio Politécnico, foi a vez dos cursos técnicos em Geoprocessamento, Agricultura de Precisão, Agricultura, Agropecuária e Zootecnia, além do curso de graduação em Geoprocessamento.

A estudante Vitória Cristina Silveira, da Escola Téofilo Theodoro Streck, demonstrou interesse em ingressar na instituição. “Eu achei o passeio muito interessante, pois tem cursos para todos os tipos de gostos, com várias aulas práticas, o que é legal pois já saímos com uma experiência. E o lugar aqui é muito grande, muito bonito e muito interessante, o que fez com que a gente realmente queira estudar e voltar aqui e tentar entrar nos cursos e também no Ensino Médio.”

Para a professora Suzimary Specht, coordenadora do evento, a primeira edição do “Poli Portas Abertas” é resultado de um trabalho conjunto de coordenadores de cursos, servidores do colégio e alunos voluntários para a divulgação do Processo Seletivo. Segundo ela, foi muito frutífera a vinda de todos (alunos, pais e demais interessados), pois poderão, em suas comunidades, reverberar a experiência que tiveram na instituição. Um aspecto salientado por ela foi o caso de alguns pais que vieram para acompanhar seus filhos na escolha de cursos e acabaram se interessando eles mesmos em ingressar em algum curso técnico.

“Recebi relatos de pessoas deslumbradas com a quantidade de recursos e a qualidade oferecida nos laboratórios. Foi muito proveitoso, conseguimos atingir diversos tipos de público”. Segundo ela, já está em discussão uma série de ideias de como aprimorar esse momento, com diferentes abordagens e novidades para o próximo Poli Portas Abertas. “O resultado foi muito bom para quem participou, as pessoas que visitaram saíram muito satisfeitas, assim como servidores, coordenadores e alunos do colégio que participaram, todos saímos muito estimulados para o ano que vem”, conclui a professora Suzimary.

Texto: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico