Seminário nesta sexta-feira vai abordar a promoção da vida e prevenção do suicídio

A UFSM é uma das instituições apoiadoras do evento, por meio da PRE, Husm e Residência Multiprofissional em Saúde

Nesta sexta-feira (18), ocorre em Santa Maria, no Itaimbé Palace Hotel, a 9ª edição do Encontro Regional de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, em paralelo ao 1º Seminário Nacional de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio. Tendo como público-alvo profissionais e estudantes das áreas da saúde e educação, o evento tem como objetivo sensibilizar os participantes para um olhar ampliado com relação à saúde mental da população estudantil.

Com início às 8h30min e encerramento previsto para as 17h, o evento tem uma programação constituída por palestras, mesas-redondas, debates e relatos de casos. Entre os temas abordados, estão saúde mental, dispositivo de atenção para estudantes, mapeamento da saúde mental dos estudantes de Santa Maria e ações voltadas para o público estudantil. Psicólogos, enfermeiros, acadêmicos e professore da UFSM e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) estão entre os palestrantes.

A UFSM é apoiadora do evento, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) e da Residência Multiprofissional em Saúde. Os outros apoiadores são a Prefeitura de Santa Maria, Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio e Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Da organização do encontro e seminário, participam projetos e unidades do Husm, como o projeto de extensão Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, o programa de extensão Espaço Nise da Silveira & Associação de Familiares, Amigos e Bipolares de Santa Maria (Afab) e o Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar. O Estamira – Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Terapia Ocupacional, Saúde Mental e Vulnerabilidade Social da UFSM também participa da organização, junto com a Equipe Saúde da Casa do Estudante Universitário e o Diretório Central dos Estudantes (DCE).

As outras entidades, projetos e instituições organizadoras são o Fórum Permanente de Saúde Mental da Região Central, Grupo de Trabalho Integrado de Enfrentamento às Violências, Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica, Programa de Atendimento Especializado Municipal, Programa Saúde na Escola e Vigilância Municipal em Saúde (Vigilância da Violência).

As inscrições para assistir ao evento presencialmente já terminaram. Entretanto, preenchendo o formulário de inscrição on-line, ainda é possível participar via internet. A programação completa está disponível aqui.