Promoção da vida e prevenção do suicídio foram temas de eventos apoiados pela UFSM

Encontro regional e seminário nacional foram realizados na sexta-feira (18)

foto colorida horizontal mostra um palco com uma mesa, uma toalha branca, um homem sentado e uma mulher falando ao microfone, em pé
Evento buscou sensibilizar os participantes para um olhar ampliado com relação à saúde mental da população estudantil

Na última sexta-feira (18), ocorreu a 9ª edição do Encontro Regional de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio e o 1º Seminário Nacional de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio. O evento ocorreu de forma híbrida, presencialmente em Santa Maria, no Itaimbé Palace Hotel, e online pelo canal do Espaço Nise da Silveira & AFAB no YouTube. Foi organizado pelo Fórum Permanente de Saúde Mental da Região Central, Grupo de Trabalho Integrado de Enfrentamento às Violências, Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica, Programa de Atendimento Especializado Municipal, Programa Saúde na Escola e Vigilância Municipal em Saúde (Vigilância da Violência), além de projetos e unidades do Hospital Universitário de Santa Maria (Hum), como o projeto de extensão Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, o programa de extensão Espaço Nise da Silveira & Associação de Familiares, Amigos e Bipolares de Santa Maria (AFAB) e o Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar. O Estamira – Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Terapia Ocupacional, Saúde Mental e Vulnerabilidade Social da UFSM também participaram da organização, junto com a Equipe Saúde da Casa do Estudante Universitário e o Diretório Central dos Estudantes (DCE). A UFSM, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) e da Residência Multiprofissional em Saúde, foi apoiadora do evento, junto à Prefeitura de Santa Maria, Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio e Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O evento teve como objetivo sensibilizar os participantes para um olhar ampliado com relação à saúde mental da população estudantil. Desta forma, o público-alvo eram, sobretudo, profissionais e estudantes das áreas da saúde e educação. Segundo a organizadora, o fato de o evento ser híbrido oportunizou uma grande abrangência de público, já que, além de um auditório lotado, havia inscritos de diversos estados, de diferentes regiões do país, e de 34 municípios do Rio Grande do Sul.

A programação começou às 9h, com a abertura oficial, uma apresentação do Fórum e da proposta do evento, com a psiquiatra Martha Helena Oliveira Noal, coordenadora do Espaço Nise da Silveira. Segundo ela, o evento é uma realização do Fórum Permanente de Saúde Mental da Região Central, um coletivo de promoção e articulação em saúde mental, que visa ao fortalecimento das redes de atenção em saúde mental através do encontro de diferentes atores, de forma interdisciplinar, intersetorial, plural e transversal.

Em seguida, ainda na manhã, houve uma palestra com o tema “Saúde mental na universidade: reflexões a partir da experiência do programa Medusa”, com o psicólogo Moisés Romanini, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Romanini apresentou, com o apoio de relatórios, livros e artigos, dados a respeito da saúde mental de estudantes de ensino superior. Falou também sobre as causas do declínio de saúde mental, como o “Tripé da Academia Degradada”, que consiste de meritocracia, produtivismo e vaidade acadêmica, entre outros tantos aspectos além destes que levam ao desgaste mental e sofrimento dos alunos. Por último falou a respeito do Movimento Educação e Saúde Mental (Medusa), que é um programa de extensão da UFRGS criado em 2020, e hoje realiza diversas ações, não só em extensão, mas também em ensino e pesquisa, todas com o objetivo de construir espaços de escuta, acolhimento e intervenções com estudantes e demais atores universitários sobre questões relativas à saúde mental e vivências na Universidade.

À tarde, a partir das 14h, a atividade foi uma mesa-redonda, com o tema “Dispositivos de atenção em saúde mental para estudantes”. Participaram da mesa a enfermeira Luana Fietz Raznievski, da Prefeitura de Santa Maria, com o tema “Mapeamento da saúde mental dos estudantes de Santa Maria e atuação do Programa Saúde da Escola”; o advogado Lennon Goulart, “Papo de Responsa”; o Enfermeiro Leonardo de Souza Zuliani, da UFSM, com o tema “Saúde de Casa: ações em saúde mental voltadas para o público estudantil na UFSM”; também com representação discente de Camille Teles, acadêmica de Direito na UFSM, integrante do DCE e moradora da CEU II; e mediação do psicólogo Moisés Romanini. O encontro e seminário encerrou com um debate entre os participantes.

Texto: Ana Laura Iwai, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Foto: João Alves/Prefeitura de Santa Maria