A Zeit e a Crops Team, duas startups vinculadas ao Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia da UFSM (InovaTec) e à Incubadora Pulsar, foram contempladas pelo edital Inova Agro, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) em conjunto com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict).
O intuito do edital é selecionar projetos para o desenvolvimento de agrotecnologias com foco na realização de avanços tecnológicos e inovação de produtos em diversos temas. No caso da Zeit, “Inteligência artificial aplicada para o uso sustentável de fertilizantes a base de nitrogênio e potássio” é o título do projeto contemplado, para o desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial aplicadas para um uso sustentável.
Para Paula Dalla Vecchia, COO da Zeit, “o resultado desse edital é mais uma conquista para a startup, já que irá auxiliar a custear o desenvolvimento de mais uma tecnologia, agora focada no uso mais sustentável de fertilizantes”.
Já no caso da Crops Team, o projeto “Soja gaúcha: produção sustentável com base em indicadores do uso da água e do manejo de fungicidas” possui o intuito de produzir um sistema para irrigação em aplicativo mobile para aumentar a eficiência do uso da água na lavoura, além de recomendar ou não o uso de fungicidas.
De acordo com o CEO da startup, Michel Rocha da Silva, a perspectiva da empresa é de já ter a tecnologia desenvolvida entre esta safra e a próxima, produto que deve aumentar a eficiência do uso de água na irrigação em 50% e recomendar ou não o uso de fungicidas. Para Michel, “isso representa a chancela da comunidade gaúcha sobre as soluções tecnológicas desenvolvidas para o agro”.
Mais sobre a Zeit:
A startup é focada no desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial para o agronegócio. Apenas neste ano, a startup foi contemplada pelos editais de fomento Doutor Empreendedor (Fapergs em parceria com o Sebrae), Acelera X (Sebrae), chamada RHAE (CNPq com o MCTI e o SEMPI), Startups IA (MCTI em parceria com o Finep) em primeiro lugar na categoria Agro 4.0, além de ter sido agraciada com o Prêmio O Futuro da Terra, na categoria Startup do Agronegócio, promovido pelo Jornal do Comércio em parceria com a Fapergs.
Mais sobre a Crops Team:
A Crops Team possui o know-how para unir modelagem de cultivos com análise de Big Data, bem como desenvolver modelos de cultivos e modelos preditivos. Neste ano, a startup foi contemplada também pelo edital Doutor Empreendedor (Fapergs em parceria com o Sebrae).
Com informações da Comunicação da InovaTec