2º Fórum Regional Permanente de Extensão foca no desenvolvimento social dos municípios

Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Educação de Qualidade e a Agenda 2030 foram debatidos na terça (29)

foto colorida horizontal com uma mulher falando em um púlpito em um palco, ao fundo uma tela de projeção com a inscrição do tema abordado por ela
Gisele Bauer Mahmud falou sobre as políticas públicas de educação na rede municipal

Durante a tarde desta terça-feira (29), aconteceu o 2º Fórum Regional Permanente de Extensão de 2022, evento realizado pela UFSM, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), que tem como objetivo detectar as carências da sociedade em cada município onde a Universidade tem campi. Nesta edição, a pauta debatida foi o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Educação de Qualidade, como também a Agenda 2030 – plano global da Organização das Nações Unidas (ONU) para alcançar qualidade de vida para todos os seres humanos, sem danificar o meio ambiente.

Em 22 de novembro, o Fórum foi realizado nos campi de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões e, um dia depois, no campus de Cachoeira do Sul. A edição inaugural deste ano foi realizada em junho.

Para formar a bancada inicial, foram ao palco: o coordenador de Articulação e Fomento à Extensão da PRE, Rudiney Soares Pereira; o pró-reitor de Extensão, Flavi Ferreira Lisboa Filho; a vice-reitora da UFSM, Martha Bohrer Adaime; o vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Décimo; e a representante da Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria e extensionista Gisele Bauer Mahmud.

Em seu discurso, o pró-reitor explicou a importância da extensão e da parceria entre a Universidade e a população para o desenvolvimento da sociedade. Ainda afirmou que o evento foi realizado com o intuito de ter a oportunidade de entender melhor os estudantes e demais membros da comunidade, para, assim, eles conseguirem elucidar suas necessidades. “A extensão e o conhecimento são feitos de forma compartilhada. Existe o saber científico e existe o saber popular, e ambos são importantes. O Fórum é o momento de nós sensibilizarmos a comunidade para ela dar a sua opinião”, contou Flavi. Ao fim de sua fala, ele incentivou os presentes a promoverem projetos e programa em parceria com a UFSM.

A vice-reitora, Martha Bohrer Adaime, durante seu discurso, destacou que embora o ensino e a pesquisa sejam pontos fortes da Instituição, a extensão também merece ser reconhecida por sua importância de conexão com o povo. Também relatou o fenômeno do alcance que os projetos conseguem ter. “Um projeto de extensão atinge e transforma a realidade de quantas pessoas? Nós podemos fazer uma progressão quilométrica em cada uma das ações e, se nós vermos que as pessoas alcançadas também são multiplicadoras, nós temos um número difícil de achar. Se torna imensurável (…) A extensão precisa ser valorizada”, ressaltou Martha.

foto colorida horizontal mostra um homem no púlpito em um palco, ele fala de costas para a câmera, ao microfone, e aponta para a projeção na tela, na parede
Rudiney Soares Pereira abordou a Agenda 2030 e os ODSs

Para dar início à apresentação, Rudiney explicou o envolvimento da UFSM com a Agenda 2030, da ONU, por conta de seu potencial científico e de compromisso com a sociedade, como também os objetivos do programa. O coordenador de Articulação e Fomento à Extensão apresentou a distribuição dos ODS no mundo e no Rio Grande do Sul para as ações de ensino, pesquisa e extensão – dando destaque para o último – realizadas na UFSM. Da mesma forma, mostrou alguns dos projetos promovidos pela Universidade que geraram impacto positivo na Agenda, como o Geoparque Quarta Colônia e o Observatório de Direitos Humanos.

A representante da Secretaria Municipal de Educação, Gisele Bauer Mahmud, ficou responsável por falar sobre as políticas públicas de educação na rede municipal de Santa Maria. Os projetos apresentados têm o objetivo de contribuir com a Agenda 2030 no que diz respeito a definir perspectivas para o futuro. Assim, revelou o passo a passo e os objetivos de como o ensino municipal será aprimorado, como também os desafios.

No fim do evento, foi aberto um momento para debate com os presentes. Confira a transmissão completa da cerimônia no canal da PRE no YouTube.

Texto e fotos: Pedro Pereira, acadêmico de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista