Duas mostras virtuais do Desenho Industrial são abertas no metaverso para o Descubra UFSM

A abertura será ocorreu na manhã desta quinta-feira (1º), com um café da manhã virtual

O curso de Desenho Industrial (DI) da UFSM ganhou duas mostras no metaverso para o Descubra 2022. Ao entrar em um Centro de Arte e Letras (CAL) imaginado, os internautas podem visualizar pitadas do real e tiveram inclusive a oportunidade de tomar um café virtual, juntando os diferentes avatares durante a abertura das mostras, que ocorreu na manhã desta quinta-feira (1º). Os ambientes foram projetados pelos alunos do Laboratório de Interfaces do DI, com a orientação e curadoria geral da professora Débora Aita Gasparetto. Ambas as mostras, embora com propostas distintas, contam com trabalhos de alunos que estão em diferentes semestres do curso.

Na Mostra do DI no metaverso, o público pode se aproximar da variada produção dos laboratórios do curso, com trabalhos selecionados pelos professores. A exposição no metaverso representa um fragmento do que tem sido produzido nos últimos anos. A expografia foi pensada em espiral, inspirada na estratégia pedagógica do curso, proporcionando flexibilidade na visitação.

Já na mostra Projetações do Isolamento, o conceito é mais amplo. Ela reúne trabalhos com a temática da pandemia de Covid-19, realizados nas disciplinas de História da Arte I e II e projetados desde o início da pandemia, em 2020, até o segundo semestre de 2022, todos inspirados em movimentos artísticos. A mostra tem três eixos curatoriais: Isolamento, Projetações e Mundo Póstumo. Cada um é representado com uma expografia diferente, relacionada ao contexto do período pandêmico no qual os trabalhos foram pensados.

As mostras são o resultado prático do projeto de extensão Metaverso e Design de Interface: Explorações Projetuais Imersivas. Tal projeto trabalha o tripé ensino/pesquisa/extensão por meio de experimentações tecnocientíficas no campo interdisciplinar do design de interfaces.