Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Descubra 2022: evento apresenta UFSM para futuros acadêmicos

Mais de 27 mil visitantes são esperados entre os dias 1, 2 e 3 de dezembro



Evento segue até sábado no Centro de Eventos

Após dois anos acontecendo no formato virtual, em 2022 o Descubra está de volta presencialmente no campus sede da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Para este ano, são esperadas mais de 27 mil visitantes e cerca de 150 escolas, que irão conhecer os mais de 130 cursos de graduação do campus sede, Palmeira das Missões, Frederico Westphalen e Cachoeira do Sul, além de projetos e oportunidades no ensino, pesquisa, extensão e inovação da Universidade. O evento segue até o próximo sábado (03), das 9h às 17h, com programação variada.

Começos e recomeços

Do Arco ao Centro de Eventos da UFSM são cerca de 2 quilômetros percorridos, mas em um dia de Descubra isso não chega nem perto do que os estudantes caminham para conhecer a infinidade de projetos dentro da Universidade. O pró-reitor de graduação, Jerônimo Tybusch, emociona-se ao falar sobre a abertura dos portões e o ingresso dos estudantes do ensino básico no campus. “Foram dois anos de muita dificuldade, mas um período de muita resiliência, adaptação e crescimento.” Ele também agradeceu a todos os que se empenharam para realizar o Descubra 2022 e disse que hoje o evento se configura como a maior feira educacional do interior do estado do Rio Grande do Sul. 

Jerônimo Tybusch, Martha Adaime e Luciano Schuch participaram da solenidade de abertura do Descubra

Durante a abertura, a vice-reitora, Martha Adaime, relembrou as dificuldades enfrentadas quando o evento precisou ser suspenso por pelo menos 10 dias, devido ao corte de recursos. Ela também salientou a importância do Descubra para que a comunidade venha até a UFSM e faça uma escolha mais acertada do que pretende cursar. Martha afirmou que esta, possivelmente, é a maior ação do Pré-Ingresso na Universidade: “Essa talvez seja a ação mais bonita que temos de interação com a nossa comunidade, e como o professor Luciano sempre fala, a Universidade tem que transbordar para além do arco”, comentou a vice-reitora. 

O reitor, Luciano Schuch, também reconheceu a importância do evento para a Universidade. Ele explicou que o Descubra é o momento em que estudantes do ensino médio vêm pra UFSM conhecer os cursos, interagir com os estudantes do ensino superior e ensino técnico e por isso tem fundamental importância para a Instituição. Ele lamentou os cortes sofridos pelas universidades federais nos últimos meses que dificultaram a organização de um evento ainda maior. No entanto, afirmou que a realização do Descubra sempre foi fundamental para a UFSM. “Por mais que venham cortes e dificuldades, esses eventos são transformadores, trazem os alunos para cá para nos conhecerem. E qual o objetivo da Universidade? Ter alunos e formar pessoas. Então, a gente não pode abrir mão de fazer isso, independente dos cortes”, afirmou o reitor.

Schuch ainda  explicou que eventos como este têm a função de mostrar para a comunidade o que a universidade faz e deixou o convite: “A universidade é resistência, universidade é luta, universidade é o que a gente está vivendo aqui. Falamos muito que a Universidade não é feita de artigos, nem de prédios, nem de laboratórios, ela é feita de pessoas, para pessoas. E este é um momento muito bonito, é um momento de festa e de conexões. Nós queremos convidar toda a comunidade para estar aqui nesses dias com a gente”.

Diferentes possibilidades

O Descubra configura-se como um evento em que a UFSM tem a oportunidade de mostrar os cursos, serviços, oportunidades e ações que oferece. No Centro de Eventos estarão reunidos estandes para que os interessados possam tirar dúvidas diretamente com os alunos e professores. A estudante de Geografia Bacharelado, Maria Vitória Zancanaro, afirmou que o Descubra é abertura para a vida acadêmica, e que ali os estudantes podem conhecer um pouco dos cursos e das áreas que eles querem atuar futuramente. Amanda Recchi, também estudante de Geografia comentou que participou do Descubra 2019 e que foi um fator determinante para a escolha do curso, “essa interação entre alunos e futuros alunos é importante pois ali é possível entender a realidade do curso”, afirmou Amanda.

Reitor da UFSM dançou com robôs durante a abertura do evento

Em clima de Copa do Mundo, o curso de Estatística trouxe um exemplo de aplicação prática do que eles aprendem. Três previsões feitas apontam a possibilidade da Seleção Brasileira conquistar o hexacampeonato, tendo em vista as edições anteriores das Copas. O estudante do 6° semestre, Glaucio Rosa, explica os métodos utilizados. “No Random Forest o Brasil chega a final com a França e a probabilidade de nos consagrarmos campeões chega a 56,04%. No Gradiente boosting enfrentamos a Bélgica e a chance é de 50,28%. Já na Regressão Logística a chance é ainda maior, podemos ser campeões contra a Inglaterra com 61% de chances na final”, explica ele. 

Uma das atrações nos estandes do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) foram os robôs adquiridos há pouco tempo pelo Colégio para auxiliar no ensino da tecnologia. A estudante de Ciências da Computação, Emily Bruning, explica que os robôs dançam e que na solenidade de abertura eles já haviam feito uma demonstração e as pessoas geralmente gostam bastante de interagir com eles. A Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo também está presente, e a professora Angelita Machado disse que a escola trouxe alguns materiais que são utilizados nas aulas e que o Descubra é um espaço de visibilidade ao trabalho realizado pelos professores.

Desenho Industrial apresentou um tour virtual pelo prédio do curso

Quem esteve no estande do curso de Desenho Industrial  pôde entrar em contato com o prédio do curso através do Metaverso – ambiente virtual que foi construído por mais de 16 alunos. No mundo real, durante os três dias do Descubra será possível realizar um tour pelo Campus sede da UFSM e visitar alguns lugares da universidade como a Morfologia, Museu dos Solos, Planetário, Jardim Botânico, Biblioteca Central e laboratórios do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Engenharia Elétrica (NUPEDEE) e Pneumática do CTISM. Os interessados deverão realizar inscrição para o tour no começo do dia. 

Os estudantes de Arquivologia estavam circulando pelo espaço para mostrar a importância dos arquivistas. A aluna do curso, Tatiana De Oliveira, afirmou que “o objetivo é dar visibilidade ao curso. Infelizmente hoje o sigilo é moda e quem melhor do que o arquivista para desvendar esses segredos?! Então é isso que a gente tá demonstrando para o pessoal, como é amplo o nosso curso. Que ele vai desde o resgate das coisas mais antigas para preservar memória e patrimônio, até projetos mais modernos”.

A pró-reitora substituta de Assuntos Estudantis, Angélica Medianeira Iensen, disse que “tradicionalmente a PRAE sempre participa e é muito importante divulgar a assistência estudantil da UFSM porque o ingresso e a permanência caminham juntos, sem a permanência o estudante não tem sucesso”. Ela ainda comenta que o Descubra é um momento muito importante para eles, pois é o primeiro contato com futuros alunos, e que ainda serve para informar sobre o que eles podem acessar quando entrarem na UFSM. 

Decisões a serem tomadas

Visitantes puderam interagir com equipamentos e materiais disponibilizados pelos cursos

O estudante do terceiro ano do Ensino Médio do Instituto Federal Farroupilha campus São Vicente, João Pedro Fajardo Prates, que ainda está em dúvida sobre o que cursar, disse que fez o Enem e está decidindo entre Direito e Engenharia Civil. “Pretendo vir para a UFSM pela questão da proximidade, sou de Cacequi. Nunca tinha vindo antes no Descubra e em nenhuma feira de profissões, mas estou adorando. Estou tendo contato com vários cursos diferentes e proximidade com coisas que nunca pensei em ver. Poder ver o curso na prática, sendo feito por uma pessoa que está cursando é muito bom”.

Os alunos da Escola Estadual São Sepé, comentaram sobre a percepção do Descubra. Nadine Albigo, estudante da escola, afirmou que está achando o evento importante, principalmente para quem ainda está terminando o ensino médio e não sabe o que realmente quer cursar. “Quando você chega aqui, os seus olhos se abrem. Eu tinha um pensamento do que queria, quando eu cheguei aqui percebi que quero algo totalmente diferente, então é muito bom, muito bem organizado”. Já a estudante Giovana Ribeiro disse que estava achando muito bom, e que a explicação dos alunos está sendo maravilhosa, fazendo com que dê para entender muito bem cada curso.

Uma das novidades da edição deste ano é que a alimentação do evento ficará a cargo 100% da Polifeira do Agricultor. Visitantes, assim como a Universidade já faz, podem contribuir com a agricultura familiar consumindo os produtos da feira. Vindos de Agudo, os donos do Morankikos, contam o sentimento de fazerem parte do projeto e estar presente durante os três dias de Descubra. “A expectativa é grande, viemos bem preparados com bastante produtos. Viemos na terça para organizar a barraca. Estamos desde às 5h preparados para vir de Agudo e aproveitar a feira”, comentou o produtor agrícola Nélio Kickhofel.

Nos próximos dias a programação do Descubra 2022 contará com diversas atividades além da exposição dos cursos da UFSM. Haverá a oportunidade de fazer um Tour Guiado pelo Campus, assim como atividades de oficinas, apresentações e atrações musicais. Na página do Descubra é possível conferir a programação completa.

Confira registros do primeiro dia de evento:

Texto: Letícia Klusener, Mariane Machado e Thais Immig, estudantes de jornalismo
Fotos: Ana Alicia Flores Ponteli, estudante de Desenho Industrial
Edição: Mariana Henriques, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-60651

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes