Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Times da UFSM somam conquistas no Campeonato Municipal de Santa Maria

Protagonismo da Universidade nos campeonatos é uma construção a partir do trabalho desenvolvido no CEFD



As equipes da UFSM estiveram em evidência nas finais do Campeonato Municipal de Santa Maria, que aconteceram no mês de novembro. No sábado (12), a equipe masculina de handebol e a equipe feminina de basquete se consagraram campeãs das respectivas modalidades. No sábado (19), a UFSM subiu no pódio mais uma vez. Dessa vez, com o terceiro lugar no vôlei feminino e o segundo lugar no vôlei masculino. O Campeonato Municipal de Santa Maria, promovido pela Prefeitura, foi realizado no Centro Desportivo Municipal (CDM). O evento foi aberto ao público e não teve cobrança de ingresso. 

Para o coordenador do Núcleo de Implementação de Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (NIEEMS), Luiz Fernando Lemos, o protagonismo da Universidade nos campeonatos é uma construção a partir do trabalho desenvolvido no CEFD. O Centro busca oferecer um espaço de excelência às equipes, desde o planejamento até recursos materiais e humanos, com o envolvimento de diversos acadêmicos e docentes na preparação esportiva. Luiz Fernando ainda destaca que as competições também são um momento pedagógico de formação e marcam o início de um trabalho desenvolvido com os times. “São resultados que se iniciam nestes últimos anos, mas que vão ser ainda muito melhorados ao longo do tempo”, afirma. 

Equipe de basquete feminino da UFSM

Basquete feminino 

Na categoria feminina de basquete, a equipe da UFSM A venceu a UFSM B e garantiu o troféu na modalidade. Para o técnico, Renato Coutinho, o resultado dá visibilidade para o trabalho desenvolvido e serve de motivação para as próximas competições. O título marca o fim do calendário de competições do ano. Assim, o time já se prepara para a próxima temporada e nova seleção de atletas. 

Equipe de handebol masculino

Handebol masculino 

No handebol masculino, teve dobradinha da UFSM no pódio. O HandUFSM/ASH – A venceu o HandUFSM/ASH – B por 27 a 17 e consagrou-se campeão desta edição. Para o técnico, César Alcides Geller, o Cidão, a competição é importante para dar ritmo de jogo e voltar com o handebol em Santa Maria a fim de trazer mais equipes para edições posteriores. “O campeonato municipal é uma competição muito interessante e que deve ser mantida todos os anos para que possamos evoluir”, comenta Cidão. 

O título encerra a temporada da equipe. O objetivo para 2023 é montar um time ainda mais forte e voltar a vencer competições a nível municipal e estadual. A estimativa é que a preparação comece no final de fevereiro.

Equipe de vôlei feminino

Vôlei feminino 

A equipe feminina de voleibol da UFSM obteve o terceiro lugar na modalidade. A conquista veio após a vitória contra a UPV/Santa Maria na disputa pelo bronze. O técnico, Lorenzo Laporta, conta que uma das metas da equipe para a temporada era estar entre as três melhores da cidade. “Esse resultado só fortalece e dá mais motivação para a sequência do trabalho. É uma competição mais longa, então é importante porque conseguimos evoluir juntos a cada jogo”, destacou o treinador. 

Agora o time se prepara para o próximo ano e já traça algumas metas, que incluem conquistas nos Jogos Universitários Gaúchos, na final regional da Liga Gaúcha de Voleibol e no próximo municipal de Santa Maria.

Equipe de vôlei masculino

Vôlei masculino

O vice-campeonato do vôlei masculino fecha a lista de conquistas da UFSM no Campeonato Municipal. A equipe foi derrotada na final pelo VSMAE e ficou com a medalha de prata na competição. A preparação do time aconteceu desde o início do ano, já que era um dos objetivos para a temporada. “Não foi o que a gente esperava, o nosso objetivo era ganhar e ser campeão. Mas é importante porque nos mantém no topo”, destaca o atleta Marlon Crestani Garcia. 

Agora o time se prepara para 2023. Lorenzo Laporta assumiu o comando técnico da equipe para a sequência do trabalho e novas metas foram traçadas, como o título dos Jogos Universitários Gaúchos e do municipal de Santa Maria. 

Texto: Thaís Immig, acadêmica de Jornalismo, voluntária da Agência de Notícias
Fotos: Divulgação
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-60671

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes