Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estudante da UFSM ganha II Prêmio InfoVacina de Jornalismo da Bori

Reportagem premiada foi sobre imunização de gestantes



A estudante do curso de jornalismo da UFSM, Samara Wobeto, foi a vencedora do Prêmio InfoVacina Trainee na categoria Reportagem Individual. A matéria Cobertura vacinal de gestantes no RS está abaixo da meta – e não é de hoje, de autoria de Samara, feita sob mentoria de Luís Felipe dos Santos (Aos Fatos) e publicada no Matinal, ficou em 1º lugar no programa de trainee da Agência Bori. 

O anúncio foi feito em cerimônia online na noite de ontem (5), marcando o encerramento do programa de mentoria jornalística InfoVacina Trainee 2022, para jovens repórteres, da Agência Bori, com apoio do Sabin Vaccine Institute e do Instituto Serrapilheira. Ao todo, foram inscritas 24 matérias produzidas por 15 participantes.

O júri foi composto por Yael Berman, repórter de fact-checking da Agence France-Presse (AFP); Fabiana Cambricoli, repórter especial do Estadão e Luís Fernando Correia, médico e colunista na CBN. Originalidade do conteúdo, extensão e complexidade da apuração e impacto social da informação foram levados em consideração na escolha das matérias ganhadoras.

Sobre o Infovacina Trainee

O InfoVacina Trainee 2022 é a segunda edição do programa de treinamento que foi criado em 2021 por conta da demanda de cobertura qualificada sobre vacinas na pandemia. O programa trata-se de uma mentoria online em jornalismo científico para estudantes de jornalismo e jovens repórteres com até 3 anos de experiência.

Ao todo, 15 jovens jornalistas de todas as regiões do Brasil tiveram a oportunidade de serem treinados por cinco jornalistas experientes e de produzir, com o aprendizado desta mentoria, reportagens sobre vacinas e imunização.

A primeira edição foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como exemplo de iniciativa inovadora em comunicação. 

Confira os ganhadores do prêmio InfoVacina Trainee:

Categoria Reportagem Individual
1º LUGAR – Samara Wobeto, mentorada por Luís Felipe dos Santos – com o texto Cobertura vacinal de gestantes no RS está abaixo da meta – e não é de hoje, publicado no Matinal
2º LUGAR – Bernardo Yoneshigue (O Globo), mentorado por Luiza Caires – com o texto Pouco conhecidos, centros vacinam vulneráveis, publicado no O Globo.
3º LUGAR – Yuri Eusébio, mentorado por Maria Carolina Santos – com o texto Itapissuma dá exemplo ao Brasil e vacina 100% das crianças contra a poliomielite, publicado no Marco Zero Conteúdo.

Categoria Reportagem Coletiva
1º LUGAR – Bernardo Yoneshigue (O Globo), Júnior Moreira Bordalo (TV Globo) e Milena Hildete (BandNews FM), mentorados por Luiza Caires. A matéria vencedora foi Da concepção ao envase: o Brasil pode desenvolver as próprias vacinas?, publicada no Jornal da USP.

 

Com informações da Agência Bori

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-60708

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes