Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Doutoranda em História da UFSM recebe 1º lugar em prêmio de Direitos Humanos

Prêmio foi para as pesquisas e práticas com impacto nos direitos humanos, tendo como homenageada a ativista antirracista e intelectual Lélia Gonzales



Nesta segunda-feira (12), a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História da UFSM, Franciele Rocha de Oliveira, juntamente da antropóloga Vanessa Flores dos Santos (INCRA/RS/UFRGS), foi premiada em 1º categoria “Artigos” do Prêmio ADPERGS de Direitos Humanos – Lélia Gonzalez.  A premiação é concedido pela  Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul e este ano teve como tema Direitos Humanos e questões étnico-raciais. 

Franciele e Vanessa foram contempladas com o artigo “Sou fruto longínquo da raiz Luiza: Família e territorialidades negras a partir do quilombo Rincão dos Fernandes”, que apresenta parte das investigações empíricas com a comunidade quilombola de Rincão dos Fernandes, localizada em Uruguaiana. O objetivo da pesquisa era elucidar as dinâmicas sociais e familiares que atravessam gerações, considerando as narrativas baseadas na memória coletiva sobre o legado de antepassados, como o casal Luiz e Eva e a primogênita Luiza Fernandes, que viveram a experiência do cativeiro e a liberdade e que configuraram relações territoriais específicas e, no tempo presente, reafirmam uma identidade étnico-racial.

O texto ressalta os pontos de conexão entre a tradição oral e a informação encontrada em arquivos diversos sobre as experiências de escravidão, da liberdade e do pós-Abolição, com ênfase nas estratégias intergeracionais do grupo para assegurar a permanência na terra. O artigo é dedicado à Maria Teresa de Castro Moraes (1930-2020), in memoriam, que foi uma das entrevistadas durante a pesquisa. Para saber mais sobre a pesquisa vencedora, as autoras produziram um vídeo falando sobre o estudo. O texto completo será publicado nos anais do evento pela ADPERGS.

A premiação pode ser vista na íntegra no Youtube

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-60775

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes