Startup desenvolvida na UFSM participa de programa de internacionalização

Get Commerce foi selecionada para participar do programa StartOut Brasil ciclo Chicago

foto colorida em formato quadrado mostra um homem segurando um pano roxo escrito get commerce em branco, tendo ao fundo uma escultura metálica em formado de abóbada, com o reflexo de pessoas, prédios e um céu nublado
Mike Coutinho esteve em Chicago por meio do programa StartOut Brasil

Depois de conquistar prêmios importantes em nível nacional, como o título de melhor plataforma de e-commerce do Brasil, em 2021, pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM), a Get Commerce, startup de comércio eletrônico inteligente com sede na Pulsar, Incubadora Tecnológica da UFSM, vinculada ao Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia da Universidade (InovaTec), dá início ao processo de internacionalização da marca, por meio do programa StartOut Brasil ciclo Chicago. O projeto, promovido pelo Sebrae, Ministério da Economia e Ministério de Relações Exteriores, dentre outras entidades, apoia a expansão de iniciativas brasileiras no ambiente de inovação internacional.

Dividido em etapas, o StartOut avalia e seleciona as empresas com maior potencial e grau de inovação para se desenvolverem no mercado estrangeiro. Na primeira fase, o programa selecionou 40 empresas entre as 250 inscritas, para realizar mentorias online com líderes de marcas consolidadas não só no Brasil, mas no mundo inteiro, durante quatro meses. E a Get Commerce, uma das startups escolhidas no processo, foi representada nessas atividades pelo seu head global of communication, Mike Coutinho, que explicou os estágios posteriores à primeira seleção: “No final desse processo de quatro meses, houve um dia de apresentações de pitch [discurso apresentado para convencer o investidor a comprar seu produto], no qual fomos selecionados como a segunda solução mais interessante.”

Após mais esse avanço no StartOut, a Get Commerce partiu para a etapa de imersão, em novembro de 2022, na qual o representante da empresa foi a Chicago, Estados Unidos, participar de treinamentos de pitch e reuniões com nomes importantes da área do empreendimento. Nessa etapa, o intuito da startup era conquistar conexões com pessoas importantes do e-commerce e futuros clientes. Isso porque, nos Estados Unidos, as lojas virtuais deixam de ganhar US$ 300 milhões por ano devido à dificuldade dos clientes em encontrar um produto específico no e-commerce da marca, segundo Coutinho.

E é exatamente com o intuito de ampliar as vendas no meio digital que a empresa vinculada à UFSM atua. O diferencial da Get Commerce é que a sua Inteligência Artificial (IA) funciona para que o lojista venda até 30% mais, porque a nossa tecnologia faz com que o cliente fique mais tempo na loja virtual, através de recomendação automática de produto e recuperação automática de ‘carrinho’ abandonado, por exemplo. Então, a pessoa sai da loja não só com o que ela foi buscar, mas com vários produtos agregados‘’, explica o head global da empresa.

O futuro da Get Commerce

Concluída a fase de imersão do projeto, as entidades envolvidas com a StartOut devem auxiliar a Get Commerce a começar, gradativamente, a se preparar para abrir uma empresa nos Estados Unidos, que, no início, será gerida daqui do Brasil.

Contudo, Coutinho reforça que a empresa seguirá ligada à UFSM, devido à importância que a Universidade e a educação têm para a startup. “A empresa se orgulha muito de ter nascido aqui [na UFSM] e estar conectada a ela ainda. Essa troca de aprender com todo mundo sempre foi muito importante para nós e nos impulsiona”, salienta.

Criada em 2018, a empresa surgiu a partir de um dos projetos tecnológicos incubados na UFSM.

Texto: Laurent Keller, acadêmica de jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista
Foto: Arquivo pessoal