PPG em Filosofia da UFSM tem projeto aprovado em edital do CNPq

Recursos de R$ 446 mil viabilizarão estruturação de laboratório multiusuário para experimentos inovadores em Filosofia da Mente

No último dia 15, o Programa de Pós-Graduação em Filosofia, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), teve um projeto aprovado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na Chamada Pró-Humanidades. O projeto Enativismo: Desenvolvimentos e Desafios, sob coordenação da professora Nara Miranda de Figueiredo, receberá o aporte financeiro de R$ 446 mil para desenvolvimento das atividades.

Com o recurso, uma das metas é a instalação de uma infraestrutura multiusuária de pesquisa, situada no prédio dos Laboratórios de Humanidades. Neste espaço serão realizados workshops e pesquisas empíricas com as metodologias Prisma e Microfenomenológica. “É um trabalho que já vem sendo burilado há anos, e neste momento encontrou as pessoas certas e as circunstâncias perfeitas para se solidificar como uma iniciativa verdadeiramente colaborativa”, comemora Nara.

Enativismo é uma abordagem recente da cognição, segundo a qual os sistemas vivos são fundamentalmente relacionais, ou seja, suas experiências significativas e valorativas emergem da interação dinâmica entre processos orgânicos e ambientais. A partir deste entendimento, a pesquisa investiga quatro principais temas: processos linguísticos, lógicos, fenomenológicos e éticos, coordenados respectivamente pelos professores Nara Figueiredo, Frank Sautter, Róbson Reis e Marcos Fanton.

No edital, o projeto obteve a nota máxima em todos os critérios avaliados e sua execução terá vigência de dois anos. Estão envolvidos na pesquisa 24 pesquisadores de universidades localizadas em quatro diferentes países (Brasil, Estados Unidos, Austrália e País Basco). Entre as instituições de ensino colaboradoras estão, além da UFSM, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Do exterior, serão parceiras a University of the Basque Country (UPV, Espanha), o Franklin and Marshall College (F&M, Estados Unidos) e a University of Wollongong (UoW, Austrália).

Texto: Roberta Pschichholz