Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Catalogação de inventário Patrimonial da UFSM deve ser feita entre 1º de janeiro e 28 de abril

Neste ano, todos os servidores da Instituição podem colaborar na catalogação dos bens



Entre os dias 1º de janeiro e 28 de abril de 2023 a UFSM deve realizar a catalogação do inventário patrimonial da Universidade. O levantamento é um dispositivo legal e obrigatório, que  deve ser realizado uma vez ao ano, em todos os entes da Administração Pública Federal. 

O procedimento tem como objetivo a verificação do controle físico e contábil sobre a incorporação, movimentação, responsabilidade, guarda, utilização e destinação de todos os bens móveis pertencentes à Universidade, contribuindo para uma melhor eficiência e transparência na gestão do acervo patrimonial da Instituição. Assim, é possível prezar pela atualização de informações, responsabilização e a identificação de eventuais inconsistências físicas ou documentais, além da prestação de contas aos órgãos de controle. 

De acordo com Gabriela Heinz, da Seção de Registro, Tombamento e Baixa, vinculada ao Departamento de Material e Patrimônio (DEMAPA), os prazos estabelecidos neste ano são devido a obrigatoriedade da UFSM em aderir até 01 de julho de 2023 ao SIADS (Sistema Integrado de Administração de Serviços) do Governo Federal, quando as cargas patrimoniais serão levadas para este sistema. “É importante que a carga patrimonial que vai para o SIADS reflita, de fato, a realidade patrimonial. Por isso é muito importante a realização deste inventário”, explica Gabriela.

Novas funcionalidades

Neste ano, o inventário tem uma novidade, que é a possibilidade de todos os servidores da Instituição participarem do levantamento, diferente dos anos anteriores, quando era restrito aos chefes das unidades e seus agentes patrimoniais.

O inventário pode ser feito por meio do aplicativo “Inventário UFSM” (somente para quem tem aparelhos Android) e pelo Portal Patrimônio. Porém o aplicativo tem a utilização restrita aos chefes das cargas patrimoniais e seus agentes. Já o Portal Patrimônio é liberado para todos.

No site do DEMAPA é possível encontrar manual, cronograma e capacitações ministradas sobre o tema. Mais informações podem ser dadas por Gabriela Heinz e Beatriz Côrte Real Rodrigues no ramal 8322 e ou e-mail: patrimonio@ufsm.br

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-60845

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes