I Polifruti acontecerá em janeiro no Colégio Politécnico

Evento oportuniza trocas de conhecimentos técnicos, gerenciais e mercadológicos para o campo da fruticultura no sul do Brasil

No dia 13 de janeiro de 2023 o Colégio Politécnico da UFSM sedia o I Polifruti. O evento foi criado a partir da disciplina de Vivências em Fruticultura I, do curso Técnico em Fruticultura, ministrada pelos professores Ezequiel Redin e Róberson Macedo de Oliveira, e objetiva discutir questões variadas ligadas ao setor.

Durante o semestre os alunos conheceram e tiveram vivencias em propriedades com foco na fruticultura, através de um roteiro construído coletivamente pelos discentes. As experiências nas propriedades apontaram os principais problemas enfrentados pelos Fruticultores. Essas questões práticas dos empreendimentos de fruticultura no Sul do Brasil foram trazidas para a sala de aulas e deram a base para a  sistematização e construção de um evento que possa abordar os assuntos.

Após a sistematização dos problemas da realidade dos agricultores que trabalham com frutas, a turma definiu os eixos de atuação do evento: a) canais e mercados; b) cooperativismo na fruticultura; c) irrigação; d) manejo de solo; e) coleta e análises foliar.

O evento é aberto para agricultores, estudantes, pesquisadores, cooperativas, empresas e demais interessados na área de Fruticultura. As inscrições podem ser feitas através do formulário até o dia 12 de janeiro. No dia também será possível se inscrever de forma presencial.

Estratégias de aprendizagem na modalidade à distância na Fruticultura

A disciplina de Vivências em Fruticultura I objetiva tornar os alunos protagonistas do seu próprio desenvolvimento, compreendendo a organização da fruticultura na forma de cadeias produtivas. Nesse sentido, os discentes compreendem, de forma sistêmica, uma unidade de produção de fruticultura em diversos eixos de análise, seja dentro ou fora da porteira. Além disso, são incentivados a vivenciar a propriedade, bem como estimular o  pensamento crítico, a habilidade de resolução de problemas e a sistematização de conhecimentos.

O evento organizado possui a finalidade de fortalecer a formação em torno de uma visão sistêmica da fruticultura por parte dos estudantes, e também os aspectos de comunicação dos alunos em relação ao conhecimento em fruticultura, com uma postura proativa de futuros técnicos em fruticultura. Por outro lado, também visa buscar que os empreendedores da fruticultura tenham mais sucesso na condução de suas atividades.

7h30min: Credenciamento

8h: Canais e Mercados
Título: Experiências de comercialização de frutas in natura
Palestrantes: Adriana Stefanello e Edevaldo Cavalheiro