Nota de falecimento de Frederico Richter

Richter foi fundador da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, em 1966

Comunicamos, com pesar, o falecimento de Frederico Richter, ocorrido no dia 1º de janeiro, aos 90 anos. O velório ocorre em Porto Alegre e o sepultamento está previsto para o dia 03 de janeiro, em Santa Maria, às 14h, no Cemitério Santa Rita.

Frederico Richter e a Orquestra Sinfônica de Santa Maria

Nascido em Porto Alegre, radicou-se na cidade de Santa Maria, onde atuou como docente na Universidade Federal de Santa Maria e foi fundador, em 1966, da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, atuando como regente por 33 anos.

Richter era graduado em Música – Violino pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1951), doutor em Música pela mesma instituição (1962) e Pós-Doutor pela McGilll University, no Canadá (1981). Atuou como professor do Magistério Superior pela Universidade Federal de Santa Maria a partir do ano de 1966, aposentou-se em 1997. Ao longo de sua carreira, dedicou-se à música fractal e à música moderna e pós-moderna. Sua produção soma mais de 940 obras, muitas com alcance internacional. Ministrou Cursos no Exterior e atuou como conferencista, músico, docente e pesquisador na Alemanha (Universidade Siegen e Hamburgo e IPN de Kiel ), Áustria, Reino Unido, Escócia (onde foi Pesquisador Oversee, orientando Doutorandos). No Canadá deu Master-Classes em Música nas Universidades Concordia e McGill. Obras suas para piano foram apresentadas em concertos na Áustria, nas cidades de Saint Pölten e Stift Willering.

Em 2022, a Pró-Reitoria de Extensão realizou uma live especial em homenagem aos 90 anos do músico, apresentando sua trajetória, composições e depoimentos.

Com informações e foto do site de Frederico Richter e Fonte UFSM.