Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Reitoria da UFSM realiza reunião para balanço de ações de 2022

Encontro objetivou avaliar andamento da gestão após um ano de atividades



Na manhã desta segunda-feira, 9, o reitor da UFSM, Luciano Schuch, a vice-reitora, Martha Adaime, pró-reitores e demais gestores da Instituição se reuniram no Salão Imembuí para dialogar sobre projetos, planos e iniciativas da gestão para a Universidade. O objetivo da reunião foi apresentar o balanço de ações da Instituição ao longo de 2022 e projetar 2023.

Analisar resultados e planejar o futuro

Luciano Schuch iniciou o encontro agradecendo a todos os presentes pelo trabalho desenvolvido ao longo de 2022 e pelo comprometimento que tiveram com o papel de transformar a sociedade e o futuro das pessoas através da Universidade. Schuch explicou que o momento é de fazer um balanço do que foi realizado, analisar o plano de gestão e pensar o futuro. 

Durante sua fala, o reitor destacou alguns dados e resultados obtidos em seu primeiro ano à frente da UFSM. Entre os pontos mencionados salientou a importância da continuidade da reforma administrativa, as dificuldades enfrentadas, os progressos já obtidos e os desafios para os novos setores que ainda vão passar pela modernização. Além disso, citou o avanço que a Instituição teve ao passar 100% dos processos da Universidade para o formato digital. “Apenas em 2022 foram 118 mil processos eletrônicos e a mudança do físico para o virtual trouxe celeridade para as atividades. No papel, um processo demorava 19 dias para tramitar. Hoje, leva em média 2,5 dias. Esse é um grande ganho do digital”, comemorou.

Outro ponto de destaque é a quantidade de dados e informações que a UFSM tem, analisa e disponibiliza de forma transparente para a comunidade. Em 2022, o site da Universidade teve mais de 25 milhões de visualizações. Além disso, dados e índices embasam rankings, avaliações e indicadores que têm trazido resultados positivos e de destaque, como é o caso do Índice Geral de Cursos (IGC) e da consolidação e aumento dos conceitos dos Programas de Pós-Graduação da Universidade. Ainda, o reitor explica que os dados podem levar a Instituição a repensar práticas, ofertas de cursos e formas de ingresso ao ensino superior – discussões que já iniciaram no ano anterior. 

O primeiro ano de gestão também foi marcado pelo fortalecimento de uma das grandes bandeiras da reitoria: o fomento à inovação. Esse ponto foi amplamente abordado no encontro, nas suas mais diversas esferas, seja no incentivo a projetos, incubadoras sociais e tecnológicas, criação de startups, empreendedorismo, desenvolvimento de tecnologias, criação da Pró-Inova, uma pró-reitoria com foco nessa temática e do Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia –  projetos que estão em andamento e devem ser apresentados em breve.

O reitor ainda relembrou que esses resultados foram obtidos em um cenário pós-pandemia, que ainda gera muitos impactos na rotina universitária. “Em 2022 voltamos de uma pandemia. Ainda estamos sofrendo seu efeito e, mesmo assim, obtivemos números muito bons. Temos dados e resultados que atestam a qualidade do trabalho feito na Universidade. Isso mostra que estamos indo no caminho certo”, destacou o gestor que ressaltou a importância do trabalho conjunto entre os diversos setores da UFSM. 

Schuch ainda pontuou a importância fundamental da extensão universitária e do desenvolvimento de ações que tenham impacto na sociedade, colocando esse ponto como um grande desafio e missão da Universidade. “Nosso trabalho só é forte quando transformamos nosso entorno e impactamos a comunidade. A pesquisa realizada tem que ter impacto social, gerar renda e desenvolvimento. Precisamos atuar e impactar! Devemos traduzir o conhecimento da pesquisa para melhorar a sociedade e trazer benefícios, reduzindo, cada vez mais, as distâncias com a comunidade. Esse é nosso papel transformador”, afirmou.

Desafios a serem enfrentados

Um dos desafios enfrentados foi o corte de recursos orçamentários, prejudicando o andamento pleno das atividades da UFSM, atingindo projetos, iniciativas, serviços de vigilância, limpeza e manutenção dos campi. No ano de 2022, cerca de 400 postos de trabalho terceirizados foram cortados na Universidade. Nesta perspectiva, também foi trazida a assistência estudantil da UFSM, que está entre as melhores do Brasil por atender a todos os eixos estabelecidos pelo Plano Nacional de Assistência Estudantil (moradia, alimentação, transporte, saúde, inclusão digital, cultura, esporte, creche e apoio pedagógico). No entanto, as ações com foco nos estudantes também foram fortemente impactadas com a falta de recursos e vão exigir atenção por parte da gestão. 

Para os próximos anos, o reitor acredita que dificuldades ainda serão encontradas, mas avalia que o cenário é  favorável para a continuidade dos planos, fortalecimento da universidade e desenvolvimento de novas ações. “Esperamos que os próximos três anos sejam de diálogo, avanços, muito trabalho, valorização das universidades e da importância delas para o cenário nacional. Nós somos o elemento de transformação da sociedade. Agora estamos em um cenário positivo, de esperança, de ideias e em um ambiente propício para o crescimento. Temos um solo fértil para obtermos grandes resultados”, finalizou Schuch.

Seminários de Gestão

Para o ano de 2023, a reitoria da UFSM planejou a execução de seminários mensais com temas diversos e de interesse dos gestores da Instituição, para capacitar e qualificar os profissionais em áreas diversas. O primeiro encontro foi com o tema “Liderança e Soluções: como estabelecer a comunicação assertiva na gestão”, com Fabiana Sparremberger, diretora de jornalismo do Grupo Diário. 

Em sua fala, Fabiana reafirmou a necessidade do trabalho conjunto e integrado entre os setores da Universidade e a importância da comunicação assertiva em momentos de crise e conquistas. A jornalista apresentou cases e situações para inspirar os gestores a atuarem de forma propositiva, objetiva e com foco na comunidade. 

Texto e fotos: Mariana Henriques, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-60904

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes