UFSM realiza visita a sítios de preservação paleontológica e ambiental de Santa Maria

A visita buscou fortalecer os laços entre as instituições para a promoção de ações integradas no município

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em parceria com a Secretaria de Município de Meio Ambiente de Santa Maria, realizou, na última quinta-feira, 05, uma visita técnica ao Monumento Natural Paleontológico Sanga da Alemoa (MONAlemoa) e ao Parque Natural Municipal dos Morros. A visita busca fortalecer os laços entre as instituições para a promoção de ações integradas nesses espaços de grande relevância paleontológica e ambiental no município.

O MONAlemoa é um dos sítios mais relevantes do Brasil. Pelo menos nove espécies de animais pré-históricos foram encontrados no local, incluindo os dinossauros mais antigos do mundo – que datam de 233 milhões de anos. Já o Parque dos Morros é uma unidade de conservação municipal que abriga a transição do bioma Mata Atlântica para a vegetação nativa dos Pampas.

De acordo com o Pró-Reitor de Extensão UFSM,  Flavi Ferreira Lisbôa Filho, a aproximação entre a Universidade e a Secretaria de Meio Ambiente é fundamental para a preservação e valorização do MONAlemoa e do Parque Municipal dos Morros. O pró-reitor destaca, ainda, que a parceria viabiliza o desenvolvimento de ações educacionais voltadas aos territórios. “Além de ações de preservação e valorização, vamos trabalhar com educação ambiental e patrimonial junto às novas gerações, visando a preservação e conservação do meio ambiente”, explica.

“A integração entre UFSM e Secretaria de Meio Ambiente objetiva fortalecer e impulsionar a conservação ambiental em âmbito local, especialmente através do fomento à pesquisa e à extensão nas Unidades de Conservação de Proteção Integral”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Guilherme Rocha. O gestor comenta que a atuação conjunta poderá resultar na cogestão do MONAlemoa, um espaço singular e de relevância mundial.

Participaram da visita o Pró-Reitor de Extensão UFSM, professor Flavi Ferreira Lisbôa Filho; o secretário municipal de Meio Ambiente, Guilherme Rocha; a gestora do Parque Natural Municipal dos Morros (PNMM), bióloga Marina Deon Ferrarese; e o professor do Departamento de Geociências UFSM, Átila Stock. Também estiveram presentes alunos da UFSM e representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA).

Com informações da Pró-Reitoria de Extensão