Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Inscrição de novos projetos pelo Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX) vai até 31 de janeiro

Projetos já em andamento podem inscrever suas propostas até o dia 15 de março



As inscrições de novos projetos para concessão de recursos do Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX) encerram no final do mês de janeiro. A solicitação de registro de novas ações no Portal de Projetos pode ser realizada até o dia 31. Os projetos já em andamento podem inscrever suas propostas até o dia 15 de março. As novas ações serão analisadas pela Comissão da Unidade até o dia 10 de fevereiro e depois devem inscrever suas propostas no FIEX. 

As inscrições devem ser feitas online, pelo Portal do Professor e pelo Portal de Recursos Humanos da UFSM. No momento da inscrição, o coordenador da ação deve informar o custeio solicitado, que deve ser o valor total dos recursos solicitados, e o número de bolsas solicitadas (quantidade de bolsistas). Os documentos necessários para inscrição são:

  • Ficha de inscrição (anexo B no Edital) preenchida em formato “.pdf”. Na ficha, o proponente deve preencher os campos “Área Temática de Extensão”, “Linha de Extensão” e “Objetivo de Desenvolvimento Sustentável” com a mesma informação cadastrada no Portal do Projetos.
  • Carta de aceite dos atores beneficiados pela ação de extensão do ano, em formato “.pdf”. A carta não é necessária quando a ação for classificada como evento ou quando for realizada nas Unidades ou Subunidades da UFSM direcionadas ao atendimento do público externo. Nestes casos, é necessária a apresentação de carta de autorização assinada pelo dirigente da Unidade ou Subunidade.
  • Relatório do projeto.

A Pró-Reitoria de Extensão e as Subdivisões de Projetos não se responsabilizam por propostas não recebidas em caso de problemas técnicos ou congestionamento de rede. Por isso, sugere-se que as assinaturas de autoridades sejam solicitadas com até 72 horas de antecedência. As propostas serão avaliadas pela Comissão de Extensão de cada Unidade de Ensino ou por consultores indicados.

O solicitante deve ser servidor da UFSM, coordenador de ação de extensão com registro ativo no Portal; estar lotado e ser coordenador de ação na unidade para qual submete a proposta. O servidor com projeto de extensão vinculado a programa de extensão dentro do portal de projetos deve optar pela inscrição do projeto ou do programa, já que duas ações vinculadas não podem concorrer.

Os recursos do FIEX são partilhados entre as Unidades Universitárias da UFSM de acordo com o Índice de Distribuição de Recursos. As comissões de extensão irão definir os valores orçamentários. Os recursos podem contemplar os seguintes elementos de despesas: Auxílio Financeiro à Estudantes (somente bolsas pagas rotineiramente aos bolsistas e/ou bolsas eventuais para participação em eventos); Passagens e Despesas com Locomoção; e Material de Consumo. 

Os recursos serão disponibilizados, prioritariamente, às ações que se enquadrem no portal de projetos, nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU e que, de preferência, atendam as demandas do Fórum Regional Permanente de Extensão. Obrigatoriamente, cada projeto deve oferecer ao menos uma bolsa atuação por, no mínimo, sete meses e cada programa deve oferecer ao menos duas bolsas de atuação por, no mínimo, sete meses. 

As ações são definidas como:

  • Programa: conjunto de duas ou mais ações de extensão (projetos, cursos, eventos), integrado a atividades de pesquisa e de ensino, com caráter multidisciplinar e orgânico-institucional, com integração no território e/ou grupos populacionais, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo, tendo estudantes orientados, preferencialmente, por mais de servidor da instituição.
  • Projetos: o conjunto de ações processuais, de caráter educativo, artístico, social, cultural, assistencial, tecnológico, político ou de suporte institucional externo, com objetivo específico e prazo determinado. 
  • Cursos de extensão: ação de caráter pedagógico teórico e/ou prático, presencial ou a distância, planejado e organizado de modo sistemático, com carga horária mínima de oito horas e critérios de avaliação e certificação, cujo público seja a comunidade externa à UFSM; 
  • Eventos de extensão: ação que contempla a apresentação e/ou exibição pública do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico/acadêmico ou tecnológico desenvolvido ou reconhecido pela Comissão de Extensão ou equivalente, cujo público seja a comunidade externa à UFSM

As propostas serão avaliadas entre os dias 20 e 27 de março . O resultado preliminar será divulgado no dia 29 de março e deverá ser consultado pelos solicitantes nos Portais do Professor e do RH. Os concorrentes podem verificar a pontuação obtida e o status da solicitação nos Portais, em “Auxílios e Bolsas para Projetos/Minhas Solicitações”. Os recursos questionando o resultado podem ser encaminhados nos Portais do Professor ou do RH. A listagem final de contemplados será divulgada nos sites das Unidades e no site da PRE. As propostas podem ser atendidas em sua totalidade ou parcialmente. 

Informações completas e documentação necessária podem ser encontradas no Edital.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-60919

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes