11º Simpósio Nacional de Gestão de Cooperativas ocorre na próxima semana

Colégio Politécnico, PPGA e PPGCC da UFSM estão entre os realizadores do evento, que será virtual

De terça (17) a quinta-feira (19) da próxima semana ocorrerá de forma online o 11º Simpósio Nacional de Gestão de Cooperativas (Singescoop), conjuntamente com o 4º Fórum de Cooperativismo. O evento, que retorna após três anos de pausa, traz como tema principal o papel do cooperativismo frente à pobreza e à desigualdade social, buscando aprofundar as discussões acadêmicas e profissionais do mundo cooperativista, assim como integrar o universo acadêmico com lideranças, colaboradores, gestores de cooperativas e cooperados em geral.

Na programação, que pode ser conferida a seguir, figuram nomes como padre Júlio Lancellotti, Vigário Episcopal para o Povo da Rua da Arquidiocese de São Paulo, a pesquisadora Sara Vicari, da Università Roma Tre (Itália) além de pesquisadores de diversos institutos e universidades brasileiras.

O Colégio Politécnico, o Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da UFSM estão entre os realizadores.

Mais informações e inscrição no site do evento.

Programação:

17 de janeiro

19h – Abertura.

19h30 – Palestra “Aporofobia: o desprezo aos pobres e desfavorecidos”, com o padre Júlio Lancellotti, Vigário Episcopal para o Povo da Rua da Arquidiocese de São Paulo.

20h – Palestra “Pobreza no Brasil e como calculá-la”, com Sandro Pereira Silva, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

18 de janeiro

13h30 às 17h – Sessão de apresentação de trabalhos e cases.

19h – Painel internacional “Projeto aroundtheworld.coop”, com Sara Vicari, coordenadora do projeto e pesquisadora da Universitá Roma Tre, Itália, e “Cooperativismo em países de língua portuguesa e seu papel na luta contra a pobreza”, com o professor Alair Ferreira de Freitas, da UFV, com mediação da professora Eliane Ribeiro Pereira, da UFRJ.

19 de janeiro

13h30 às 17h – Sessão de apresentação de trabalhos e cases.

19h – Painel “As cooperativas no combate à pobreza e à desigualdade”, com Leonardo Pinho, presidente da Unisol, e com Fabiola Nader Motta, gerente geral do Sistema OCB, com mediação do professor Leandro Pereira Morais (UNESP).

20h30 – Apresentação dos cases “Morro do Silício”, com Cleuse Soares, e “Aplicativos e cooperativa de plataforma. Solução para a economia solidária da Bahia”, com Dayvid Souza Santos.