Aluno de Música da UFSM cria o primeiro manual em língua portuguesa para o corneteiro militar

O guia está sendo elaborado pelo acadêmico Rafael Henrique dos Santos Leandro, sob a orientação do professor Clayton Miranda

O objetivo das aulas é verificar a eficiência da sequência dos exercícios práticos sugerida pelo manual (foto: Silas Candido)

Nesta sexta-feira (13), o professor Clayton Miranda, do Departamento de Música da UFSM, deu início às 15 semanas de teste do “Guia Teórico e Prático para Corneteiros Militares”, que está sendo elaborado pelo acadêmico Rafael Henrique dos Santos Leandro, como parte de seu Trabalho de Conclusão de Curso. O manual auxilia os músicos durante o Curso de Formação Básica das Forças Militares, abordando o contexto histórico, físico e prático das cornetas, além de orientações sobre as atribuições e a rotina de estudos para o corneteiro.

Nesta fase de teste dos exercícios práticos, o aluno da UFSM e seu professor orientador contam com a parceria da Banda de Música da Base Aérea de Santa Maria. O seu maestro, tenente Silas Candido, disponibilizou um grupo de 11 corneteiros da corporação que, uma vez por semana, serão orientados em aulas coletivas na sala de ensaio da banda. O objetivo das aulas é verificar a eficiência da sequência dos exercícios práticos em formar novos corneteiros capazes de desempenhar os toques militares em um período de 15 semanas.

Depois de finalizado, o manual vai sanar uma lacuna na literatura brasileira sobre o assunto, pois não há material para o ensino do instrumento. Todos os anos, são vários os quartéis pelo país que recebem novos militares nos cursos de formação e o ensino da corneta ainda é feito pela tradição oral.