Cinecult promove exibição de filmes e discussões sobre temas abordadas nas obras

O evento é promovido pela disciplina de Comunicação e Cultura, do Curso de Comunicação Social, e é aberto ao público

No dia 16 de janeiro terá início o Cinecult, evento voltado para a exibição e discussão de filmes com temáticas sociais e culturais. As sessões acontecerão nos dias 16, 23 e 30 de janeiro, sempre às 9h, no Anfiteatro l1, anexo ao prédio 21, no campus sede da UFSM. Após a exibição dos filmes, ocorrerão debates referentes aos assuntos presentes nas produções cinematográficas.

A primeira produção a ser exibida é A Mulher Rei. O longa retrata a trajetória das Agojie, uma unidade de guerreiras composta apenas por mulheres,que protegiam o reino africano de Dahomey, no ano de 1800. Inspirada em eventos reais, a narrativa é baseada na jornada épica da General Nanisca (vivida por Viola Davis, atriz vencedora do Oscar), que treina uma nova geração de recrutas e as prepara para a batalha contra um inimigo determinado a destruir seu modo de vida. A obra traz para debate o conceito de cultura referente à desigualdade de gênero que ainda se faz presente nos dias atuais.

O segundo filme, previsto para ser exibido no dia 23, chama-se A Onda. A produção mostra o descontrole de um experimento social ocorrido em uma escola alemã: o professor Rainer Wenger, ao precisar ensinar sobre autocracia, escolhe simular uma ditadura autocrata dentro da sala de aula. Assim, ele atua como o líder e os estudantes acreditavam que seria impossível um sistema autoritário se instaurar na Alemanha novamente. O grupo de “seguidores” vai ganhando forma e adeptos ao mesmo tempo em que outros colegas e opositores das ideias começam a desconfiar da prática e temer as ações dos seguidores da “Onda”. O longa aborda questões referentes ao direito democrático à voz e aos perigos do autoritarismo.

A última parte desta série apresenta Extraordinário. Será exibido no dia 30 e conta a história de Auggie Pullman, interpretado por Jacob Tremblay, um menino de 10 anos, portador de uma síndrome rara que o faz ter deformações faciais. Após alguns anos de aulas em casa, seus pais decidem que chegou a hora de o garoto “enfrentar” as escolas com o método tradicional de ensino. A partir desse momento, ele precisará lidar com o bullying e o preconceito de outros estudantes – que não entendem, nem respeitam sua condição. O filme aborda a socialização e representação de minorias e de pessoas com deficiência.

O objetivo dos encontros é realizar reflexões sobre os assuntos abordados nos filmes e que tem relação com os debates feitos em sala de aula, com a abertura para que a comunidade acadêmica também possa participar da experiência. O evento é gratuito, aberto para a comunidade e não exige inscrição.