Servidora da UFSM realiza pesquisas sobre sustentabilidade na Alemanha

Em doutorado sanduíche, Laís Trevisan espera contribuir para a gestão das instituições de ensino superior

foto colorida horizontal com uma mulher loira, do lado direito, de braços cruzados, sorrindo para a câmera, usando longo cachecol branco, tendo ao lado vasos com plantas e ao fundo uma vidraça que mostra prolongamentos do prédio
Laís está visitando as universidades mais sustentáveis do mundo, como a de Leiden

Compreender as estratégias organizacionais das universidades para promover sustentabilidade é um dos principais objetivos da pesquisa da servidora técnico-administrativa da UFSM Laís Viera Trevisan, que está realizando doutorado sanduíche na Universidade de Ciências Aplicadas de Hamburgo (Hochschule für Angewandte Wissenschaften Hamburg), na Alemanha.

Para isso, está visitando as universidades mais sustentáveis do mundo, listadas pelo ranking UI GreenMetric, conhecendo e entrevistando gestores das instituições e dos escritórios de sustentabilidade. Até o momento já visitou três universidades: University of Southern Denmark, na Dinamarca, Wageningen University & Research, nos Países Baixos, e Leiden University, Países Baixos. Nos próximos meses, já está com visitas agendadas a universidades na Itália, Inglaterra e Irlanda.

Laís é servidora da UFSM desde 2017 e atua na Pró-Reitoria de Administração (PRA), sob coordenação dos pró-reitores José Carlos Segalla e Isabel Bohrer Scherer. É egressa do curso de Administração da UFSM, mestre em Gestão de Organizações Públicas pela UFSM e está realizando doutorado em Administração na UFRGS, na linha de pesquisa de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade.

Sua pesquisa na Alemanha conta com financiamento do Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD), sendo um dos 30 pesquisadores brasileiros, de todas as áreas do conhecimento, selecionados pelo programa em edital de 2021, colocada em primeiro lugar no ranking de prioridade. Na Universidade de Ciências Aplicadas de Hamburgo, atua no Research and Transfer Centre Sustainable Development and Climate Change Management, sob supervisão do professor Walter Leal Filho, um dos pesquisadores mais relevantes em nível mundial no tópico de sustentabilidade.

Além de desenvolver a sua pesquisa de doutorado, no Centro de Pesquisa de Hamburgo, Laís colabora com outros estudos, atua no Green Office da instituição e auxilia na organização de diversos eventos, como o 4th World Symposium on Sustainability Science and Research, que ocorrerá na cidade de Murcia, Espanha, nos dias 19 e 20 de janeiro de 2023. Desde outubro de 2022, quando iniciou o período sanduíche na Alemanha, também já participou de diversos eventos internacionais.

Recentemente, Laís publicou o seguinte artigo oriundo da sua pesquisa, “Digital transformation towards sustainability in higher education: state-of-the-art and future research insights”. O texto foi publicado na Revista Environment, Development and Sustainability e pode ser acessado pelo link.

Com o desenvolvimento da sua pesquisa, a servidora da UFSM espera contribuir para o avanço teórico da área, mas principalmente em termos práticos para a gestão das instituições de ensino superior, de forma a colaborar para o desenvolvimento sustentável por meio de uma educação transformadora.

Foto: Arquivo pessoal