Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Cursos de Nutrição e Enfermagem da UFSM-PM e Prefeitura de Palmeira das Missões divulgam resultados de Pesquisa de Avaliação Nutricional

A pesquisa contemplou 2.243 estudantes de 18 escolas de Palmeira das Missões



Os dados das pesquisas foram apresentados para a gestão do município de Palmeira das Missões

Entre os meses de abril a dezembro de 2022, docentes e discentes dos cursos de Nutrição e Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria campus Palmeira das Missões, juntamente com profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Educação de Palmeira das Missões, realizaram atividades referentes aos programas Saúde na Escola e Crescer Saudável, do Ministério da Saúde.

De acordo com a equipe, os programas são designados pelo Ministério da Saúde para a integração e articulação permanente da educação e da saúde, a fim de proporcionar melhoria da qualidade de vida da população brasileira, assim como contribuir para o enfrentamento da obesidade infantil no país por meio de ações a serem realizadas no âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE), para as crianças matriculadas na Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Uma equipe formada pela nutricionista da Secretaria de Saúde de Palmeira das Missões, Angela Cristina Dahmer, nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Juliana Dal Forno, acadêmicos dos cursos de Nutrição e Enfermagem, e bolsistas do Programa de Educação pelo Trabalho PET – Saúde: Gestão e Assistência; realizou atividades de avaliação do estado nutricional (peso e altura), consumo alimentar e educação nutricional com crianças e adolescentes de 18 escolas da rede municipal e estadual.

Resultados

A pesquisa abrangeu o estado nutricional de 2.243 alunos do ensino infantil, fundamental e médio, 30,37% dos escolares da rede municipal e estadual de ensino. Para a classificação do estado nutricional foram utilizadas as recomendações da Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde.

De acordo com a equipe responsável pelo estudo, os resultados encontrados em relação ao estado nutricional foram os seguintes: 2,1% dos escolares encontram-se abaixo do peso esperado para a idade; 57,9% apresentam peso adequado para a idade; e 40% encontram-se acima do peso esperado para a idade. Em relação ao crescimento, 2,4% apresentaram baixa estatura para a idade e 97,6% estatura adequada para a idade.

No que se refere aos marcadores de consumo alimentar, dos 1.667 alunos do ensino fundamental e médio, 65,6% dos escolares costumam realizar suas refeições assistindo à televisão ou mexendo no computador/celular; as refeições mais consumidas por eles está o almoço (96,9%) e o jantar (91,9%). Já em relação aos alimentos que consumiram no dia anterior, nota-se um alto consumo de alimentos e bebidas ultraprocessados como embutidos, macarrão instantâneo, salgadinhos, biscoito recheado, doces, refrigerantes e sucos em pó. Destaca-se um baixo consumo de alimentos in natura e minimamente processados como o feijão, frutas frescas, verduras e legumes.

Encaminhamentos

Baseado nos resultados da pesquisa, o grupo desenvolveu atividades de Educação Alimentar e Nutricional em escolas do município

Baseado nesses resultados, o grupo desenvolveu atividades de Educação Alimentar e Nutricional por meio de ações de promoção e prevenção à saúde em algumas dessas escolas e encaminhou os alunos com obesidade grave para acompanhamento dos profissionais das Estratégias de Saúde da Família do município para avaliação médica e nutricional a fim de melhorar a qualidade de vida dos estudantes.

Para a nutricionista Angela Cristina Dahmer, “os resultados obtidos são relevantes e mostram a importância dos Programas Saúde na Escola e Crescer Saudável, pois através desses, é possível realizar o trabalho de Vigilância Alimentar e Nutricional com os escolares, auxiliando no planejamento de ações, políticas públicas e organização do cuidado nutricional da população escolar”.

De acordo com a coordenadora do curso de Nutrição da UFSM-PM, Vanessa Ramos Kirsten, diante do alto número de estudantes com excesso de peso e alto consumo de bebidas e alimentos ultraprocessados, o grupo realizou, já na última quarta-feira (11), outra reunião para planejamento das próximas ações para o ano de 2023. “Após a apresentação dos dados para a gestão municipal, foram levantados dados dos relatórios público do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, que demonstraram um aumento no registro dos dados do estado nutricional da população de Palmeira das Missões na quantidade de 2953, em 2021, para 10.017 em 2022. Um aumento de 240%“, relata a docente.

As informações foram apresentadas para a gestão do município, com a presença do Vice-Prefeito, Régis de Lima Lorenzoni, docentes do curso de Nutrição da UFSM-PM, Vanessa Ramos Kirsten e Greisse Leal, secretária adjunta da Secretaria Municipal de Saúde, Lisiane Valle Mafalda, enfermeira e coordenadora da Atenção Básica, Andressa Magalhães Flores, representantes da Secretaria Municipal de Educação, Morgana Hagemann e nutricionista Juliana Dal Forno Marques, psicóloga e coordenadora do Programa Saúde na escola, Letícia de Fátima Donadel, e a nutricionista da 20ª Coordenadoria de Educação do Estado, Camila Zanchi.

Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação da UFSM-PM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-60961

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes