Curso de Artes Visuais da UFSM promove exposição no Shopping Praça Nova

Pinturas de alunos e egressos podem ser apreciadas até 31 de janeiro

imagem vertical colorida, fundo difuso com cores discretas, com as informações do evento e a lista dos artistas participantesNesta terça-feira (24) inicia-se a exposição coletiva “Jardins Pictóricos”, no Espaço Institucional da UFSM, no Shopping Praça Nova. Promovida por discentes e egressos dos cursos de Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura Plena) e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFSM (PPGArt), a ação irá até o dia 31 de janeiro.

Com curadoria da professora Karine Perez, a atividade faz parte do projeto de extensão “Ações Pictóricas Itinerantes: Produção e Difusão Artística em Espaços Públicos”, vinculado ao Grupo de Pesquisa Processos Pictóricos (GPicto). O mote criativo das pinturas são os jardins subjetivos, tema influenciado pelo espaço da UFSM no shopping, que tem elementos como um jardim vertical. Com isso, busca-se estabelecer um diálogo entre as imagens pintadas e os objetos já existentes na estrutura, através dos múltiplos olhares dos estudantes e artistas participantes do projeto.

O projeto de extensão “Ações Pictóricas Itinerantes: Produção e Difusão Artística em Espaços Públicos” é motivado pela necessidade de diminuir lacunas entre os processos artísticos desenvolvidos na Universidade e a comunidade externa. Visa disponibilizar à sociedade ações artístico-culturais relacionadas à pintura, ao envolver seus desdobramentos e processos em espaços públicos de Santa Maria, promovendo ações como produção de obras artísticas, exposições e oficinas.

Os artistas participantes são: Aline Batista, Amanda Azevedo, Amanda Prevedello, Ana Julia Dotto Guaragni, Anita Rizzatti, Avel (Andressa Freitas), Bea Sense (Bianca Borges), Carolina Passamani, Cindy dos Santos, Eduardo Tadiello Carlan, Emily Bavaresco Rosa,Gabriela Neumann, Geneci Fidelis, Jamille Marin, Jane Zófoli, Karine Perez, Liviê Cocco Rodrigues, Malí (Amanda de Deus), Mannu Goss, Mariana H. Porto, N. Ullmann, Rosmarine Jaskulski Capiotti e Samara Kuhn.