Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão da UFSM em Silveira Martins está sob nova coordenação

O local é espaço para desenvolvimento de projeto, reuniões e atividades de extensão

Na última quinta-feira (26) uma nova equipe de coordenação assumiu o Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão da UFSM, no município de Silveira Martins. Localizado a 30 km de Santa Maria, o local abriga diversos projetos e iniciativas de variadas áreas, com foco na comunidade.

Nova Gestão

No dia 26 de janeiro, uma nova gestão tomou posse para a coordenação do Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão. A professora dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fernanda Carvalho Colovini, assumiu como coordenadora, juntamente dos professores Gérson Werlang e Juliana Petermann que estão como suplentes.

O momento também foi marcado pela despedida de Amanda Eloína Scherer, que ocupava a coordenação até então, e dos professores Enéias Tavares e Cesar de David. Em seu discurso Amanda destacou que dos três anos de sua gestão, dois foram marcados pela pandemia de Covid-19, sendo esta uma época com muitos desafios. Destacou, também, o trabalho de reestruturação do espaço, com a construção de novas áreas e a manutenção do prédio mais antigo.

Amanda Scherer, Luciano Schuch e Fernanda Colovini durante a posse
Juliana Petermann, Gérson Werlang e Fernanda Colovini

Projetar o futuro de forma integrada com o presente

A nova coordenadora do Espaço contou que a direção já se reuniu para decidir os novos rumos do local. Entre as decisões, ficou acertado que o foco será na promoção da saúde e, a partir daí, tratar, também, da educação, cultura e conhecimento. Fernanda explica que “o foco na saúde é importante pois envolve todas as outras áreas e profissionais, contribuindo para agregar cultura e mais senso de conhecimento”.

Agora a intenção é abrir editais direcionados para as áreas. A nova gestão quer que os novos projetos conversem com os que já estão em desenvolvimento e que entendam as necessidades das pessoas que moram na Quarta Colônia e no município de Silveira Martins. “Queremos atividades que sejam de interesse da comunidade e não o que nós achamos que seja de interesse deles. Queremos escutar mais as opiniões das pessoas, as necessidades que elas percebem e, com o nosso conhecimento, pensar ações que vão agregar na vida delas”, afirmou Fernanda.

A docente também comentou que a perspectiva para a nova gestão é desafiadora mas também muito inspiradora. A manutenção da infraestrutura também é um ponto importante para a nova equipe.

História a ser preservada

O Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão é composto por dois prédios. Um, mais antigo, com mais de cem anos, foi inaugurado em 1908, e abrigava o Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho da Congregação do Imaculado Coração de Maria. Por este local, muito da história da cidade de Silveira Martins se desenvolveu. No princípio ele também abrigava as famílias que vinham visitar as meninas que estavam estudando lá e até contava com um teatro. Amanda Eloína Scherer, ex-coordenadora, pensa que a UFSM estar presente no município e fazer uso dessa estrutura física tem um grande significado: “a importância da universidade assumir esse espaço, é para que ela consiga se inserir historicamente a partir de um prédio que tem uma história que constitui a região”, explica.

No segundo prédio, a estrutura servia para abrigar a Unidade Descentralizada de Educação Superior de Silveira Martins (UDESSM), criada em 2009. A criação dessa unidade se deu por conta do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) e do interesse da UFSM de viabilizar para a região central um novo espaço com cursos superiores presenciais que ajudassem a suprir as demandas locais e regionais. Após um tempo, o projeto foi repensado e, no final de 2016, uma comissão da UFSM foi formada para avaliar e projetar a reestruturação. No ano de 2017, o Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão começou a criar forma e se tornou um local para desenvolvimento de projetos fora do Campus Sede.

A UFSM e a prefeitura de Silveira Martins possuem um convênio para que serviços desenvolvidos lá possam ser acessados pela comunidade local, como atendimentos de saúde, iniciativas artísticas ou culturais, entre outros. Além disso, os prédios também abrigam o Museu do Imigrante, a Biblioteca Municipal e salas de fisioterapia.

Projetos em andamento

Atualmente, há 16 projetos que utilizam do Espaço, com representações de 7 dos 8 Centros de Ensino da UFSM, além de ações com o CTISM e o Politécnico. Amanda Scherer relatou que durante o tempo em que esteve na gestão observou que há uma grande demanda para desenvolvimento de projetos ali. “O espaço é limitado, mas possui local para eventos, também há dormitórios em que é possível ficar”, afirmou.

É possível conhecer todos os projetos que acontecem no Espaço através do site da UFSM Silveira Martins.

Texto e fotos: Mariane Machado, estudante de jornalismo e voluntária da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista