Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Com a Proinova, UFSM inclui a inovação como pilar e quer aproximação maior com a sociedade

Solenidade marcou apresentação da Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo e posse do pró-reitor Daniel Bernardon



Daniel Bernardon apresentou a estrutura da Proinova

Em um dia histórico para a Universidade Federal de Santa Maria, a Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo (Proinova) foi criada em solenidade realizada na manhã desta terça-feira (31), representando um novo pilar para a Instituição: a partir de agora, além do ensino, da pesquisa e da extensão, a inovação também adquire um caráter fundamental, visando a uma aproximação ainda maior com a sociedade. O ato ocorreu no Coworking da Pulsar Incubadora Tecnológica, no Centro de Eventos, e reuniu diretores e vice-diretores de Unidades Universitárias, pró-reitores e pró-reitores adjuntos, professores, servidores técnico-administrativos em educação, acadêmicos, imprensa e demais convidados. 

O pró-reitor de Inovação e Empreendedorismo, professor Daniel Pinheiro Bernardon, empossado pelo pró-reitor de Gestão de Pessoas, Daniel Coronel, logo no início da solenidade, disse que o momento é de celebração. “A criação da Proinova coloca a inovação como um dos pilares da Universidade, atuando de forma transversal e com sinergia. Quando falamos de inovação, não é só a tecnológica. Vamos ter um olhar para a inovação social, para todos os saberes e pluralidade da Universidade, com o intuito de, cada vez mais, nos aproximarmos da comunidade por meio de uma série de iniciativas”, afirmou. 

Caminhada de fortalecimento

Em seu discurso, Bernardon lembrou que a UFSM já conta com uma importante caminhada visando ao fortalecimento da inovação e do empreendedorismo, que agora entra em um novo patamar. Citou e agradeceu o empenho das gestões anteriores da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec), agora extinta, bem como ao reitor, Luciano Schuch, e à vice-reitora, Martha Adaime, que antes mesmo da campanha já colocaram como meta a criação de uma pró-reitoria voltada ao ecossistema da inovação. “Desde o primeiro dia na gestão, incluíram-nos no grupo de pró-reitores, permitindo uma transição gradual e transparente”, afirmou. 

Também exaltou a equipe da Proinova. “O capital humano é um dos diferenciais da Universidade, e aqui não é diferente. Temos uma equipe extremamente engajada, proativa, comprometida, preocupada com os resultados, o que faz uma grande diferença”, destacou. Como consequência desse trabalho, em 2022 a Agittec obteve resultados muito positivos e até marcas históricas, como captação de projetos e fomento público, projetos com empresas, o Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia – InovaTec, a Pulsar Incubadora com resultados excelentes de empresas.

Reitor destacou importância da criação da Proinova

“Agora, com a pró-reitoria, nos habilitamos para desafios ainda maiores, e os resultados serão não só para a Universidade, mas para a cidade e região”, ressaltou Bernardon, acrescentando que a reestruturação representou um impacto mínimo na matriz orçamentária da UFSM, devido a fusões de coordenadorias. Em contrapartida, o impacto estratégico será muito grande, já que uma pró-reitoria permite uma estrutura moderna e preparada para os novos desafios.

Educação empreendedora

Entre as mudanças a serem viabilizadas pela Proinova na UFSM está um novo enfoque na educação empreendedora na Instituição, desde o ensino médio no Ctism e no Colégio Politécnico, passando pelos cursos de graduação e de pós-graduação de todas as áreas do conhecimento, até formar possíveis empresas incubadas, fomentando um ecossistema de inovação. Este trabalho estará a cargo da Coordenadoria de Empreendedorismo.

A Coordenadoria de Transferência de Tecnologia e Propriedade Intelectual é outra inovação. Até então, havia uma Coordenadoria de Transferência de Tecnologia e outra de Propriedade Intelectual. A unificação, conforme Bernardon, tende a ser benéfica. “Faz todo o sentido pensar em proteção das nossas tecnologias já pensando em como transferi-las para o mercado”, afirmou.

Outra novidade é o Núcleo de Prospecção e Valoração, que terá a incumbência de se aproximar cada vez mais das unidades universitárias, buscando entender os diversos laboratórios, grupos de pesquisas, tentando potencializá-los, atento ao mercado, aos editais, num trabalho integrado com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP). 

Foi mantido o Núcleo de Apoio a Projetos, considerado fundamental para as discussões processuais, otimização de fluxos internos, em trabalho conjunto com as Pró-Reitorias de Planejamento (Proplan) e de Administração (PRA). O intuito, segundo Bernardon, é garantir agilidade na máquina pública para firmar contratos. 

Público prestigiou a solenidade no coworking da Pulsar

Também foram mantidos o Núcleo de Propriedade Intelectual, considerado um dos carros-chefes da Proinova, já que há cada vez mais ofertas e licenciamentos, e o Núcleo de Apoio Administrativo e Orçamentário, que já trouxe resultados positivos: estão sendo retidos na Universidade todos os recursos da Política de Inovação, de projetos e taxas, estão sendo aplicados em ações de ensino, pesquisa, inovação e também no Parque de Inovação. Já o Núcleo de Infraestrutura e Patrimônio terá o desafio buscar a otimização dos espaços disponíveis.

InovaTec e Pulsar Incubadora

Em fase de implementação e consolidação, o Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia – InovaTec, até então vinculado ao Gabinete do Reitor, passa a ser de responsabilidade da nova pró-reitoria. O Parque deverá ter um enfoque bem diferente das incubadoras. “Vamos nos aproximar mais de empresas desenvolvidas, ora residentes aqui, ora associadas, mas com propósito de interação com a Universidade. Não será um condomínio de empresas, mas que empresas executem atividades de ensino, pesquisa e extensão conosco”, afirmou Bernardon.

Já o Núcleo de Gestão de Incubadoras Tecnológicas – Pulsar Incubadora, que já atinge resultados bastantes favoráveis, com muitas empresas exitosas, terá como desafio tornar as empresas ainda mais prósperas. A intenção é que o Parque de Inovação oportunize a estas empresas desenvolvidas, que normalmente têm um período de graduação de três a cinco anos, permanecer na UFSM, agora como empresas desenvolvidas ajudando outras, nascentes. “A gente começa a fazer toda uma trilha, desde a educação empreendedora, a sensibilização dos alunos, a incubação e o Parque, e vamos estar trabalhando cada vez mais nisso”, assegurou o pró-reitor.

Ao final de sua fala, Bernardon voltou a agradecer a toda a equipe e ressaltou a intenção de se aproximar bastante das unidades. “Fazemos inovação conhecendo as demandas e oportunidades, e para isso dar certo, tem que ter engajamento de todos os atores. Temos convicção de que teremos muito êxito”, finalizou.

Momento que parecia impossível

O reitor da UFSM, Luciano Schuch, disse estar emocionado com o “momento histórico” da criação da Proinova. “É uma emoção muito grande estar aqui com todos vocês. Para muitos, este momento era impossível, criar uma nova pró-reitoria, de inovação. E eu ouvi muito isso”, relatou, lembrando de todo o trabalho realizado na UFSM na área, desde 2001, com a criação do Núcleo de Propriedade Intelectual, passando pela Incubadora Tecnológica de Santa Maria (ITSM), entre outras iniciativas. “Para nós surfarmos nessa onda, é porque houve esse caminho dos precursores, que nos permite chegar nesse momento”, disse.

Solenidade se encerrou com apresentação de vídeos

A implantação da Proinova a partir da semente da Agittec, conforme Schuch, é prova de que estamos em processo constante de evolução. “A Agittec foi marca da nossa Instituição, da nossa cidade, e vai sumir. Agora é Pró-Reitoria de Inovação. Essa é uma evolução, e temos que ter esse desprendimento. Se não pensarmos em mudanças na nossa Universidade, vamos sempre ser atropelados pela história”, afirmou.

Inovação e extensão

Schuch afirmou que é importante ter professores e pesquisadores juntos das startups, do ecossistema de inovação. “Esse é o caminho do sucesso de que precisamos”, enfatizou. Do contrário, sem essa aproximação, haverá uma falha, porque o conhecimento não estará servindo para transformar a sociedade. “Nossa bandeira é a extensão e a inovação. Temos que impactar a sociedade, esse é nosso papel”, disse, lembrando que as universidades estão se transformando para contribuir com a sociedade, já que o desenvolvimento econômico precisa vir junto do social. 

Segundo o reitor, em 2022 a UFSM conseguiu captar mais recursos em projetos do que em custeio. Foram mais de R$ 110 milhões em projetos no ano passado, com destaque para os valores obtidos via Finep – o que é fruto de muito trabalho. “Essa é a Universidade que queremos, muito próxima da sociedade, onde as parcerias público-privadas façam parte desse processo. As empresas incubadas são nosso patrimônio. A maior propaganda que podemos fazer é o sucesso dos nossos alunos, sem nunca esquecer a qualidade dos cursos, a pesquisa”, salientou.

Ao final da solenidade, os presentes assistiram a vídeos de apresentação da Proinova e do Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia – InovaTec.

Texto: Ricardo Bonfanti, jornalista da Agência de Notícia
Fotos: Ana Alícia Flores, acadêmica de Desenho Industrial, bolsista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-61088

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes