Encerram-se nesta semana as inscrições para oportunidade de intercâmbio no Canadá

As inscrições para o primeiro grupo de universidades seguem abertas até a próxima sexta-feira (3)

A Secretaria de Apoio Internacional (SAI) da UFSM relembra aos estudantes interessados em realizar intercâmbio para o Canadá que as inscrições para o primeiro grupo do edital do Grupo BCI (Bureau de Coopération Interuniversitaire) seguem aceitando inscrições até esta sexta-feira (3). Os intercâmbios serão realizados a partir de fevereiro, sendo as instituições participantes: Université Laval, Université du Québec en Outaouais, Université du Québec en Abitibi-Témiscamingue e Université du Québec à Trois-Rivières. O edital prevê a pré-seleção de candidatos, sendo assim, a ida para a mobilidade ainda depende da aprovação da universidade de destino.

É importante que o candidato esteja atento à necessidade de testes de suficiência linguística que cada universidade pode exigir, em vista de que em grande parte do Canadá os cursos são ofertados somente em francês. Além disso, devido aos acordos entre a UFSM e o Grupo BCI, o intercambista recebe isenção de taxas acadêmicas, como matrícula e inscrição em disciplinas, mas ainda é responsável pelos gastos de viagem e de estadia no exterior, bem como emissão de passaportes e realização de teste de suficiência, se necessário. Para a pré-seleção, não é necessário a apresentação do passaporte, que se torna obrigatório apenas a partir da nomeação do candidato.

A pré-seleção é dividida em dois grupos de quatro universidades cada um, contando com cronogramas próprios. Para o primeiro grupo, como citado acima, as inscrições seguem até esta sexta-feira, com publicação do resultado final em 8 de fevereiro e confirmação de interesse na vaga nos dois dias seguintes. Já com relação ao segundo grupo, as inscrições seguem até o dia 27 de fevereiro, com publicação do resultado final em 3 de março e confirmação nos dias 6 e 7 de março. O segundo grupo inclui as seguintes universidades: Bishop’s University, École de Technologie Supérieure, Université de Sherbrooke e Université du Québec à Rimouski.

Texto: Núcleo de Comunicação da SAI