Projeto sobre produção sustentável de soja realiza reunião inicial no Paraguai

Encontro marca início do projeto “Intensificando o sistema de produção de soja e milho no Cerrado Brasileiro"

Nesta segunda-feira (13), se reúnem no Paraguai pesquisadores de universidades brasileiras, incluindo Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade de São Paulo (USP-ESALQ) e Universidade Federal de Goiás (UFG) e pesquisadores da Universidade de Nebraska-Lincoln (UNL) e Kansas State University, dos Estados Unidos, para reunião inicial sobre o projeto “Intensificando o sistema de produção de soja e milho no Cerrado Brasileiro”.

Essa reunião tem como base os resultados da primeira fase do Global Yield Gap Atlas no Brasil, que teve como objetivo estabelecer a atual lacuna de produtividade explorável para as principais culturas. Essa lacuna representa o espaço para aumentar a produção nas terras agrícolas existentes através da adoção de melhores práticas de manejo. Através desta primeira fase, o grupo estimou que o fechamento da lacuna de produtividade explorável no sistema soja-milho no Cerrado Brasileiro levaria a um aumento de 30 e 54 milhões de toneladas na produção nacional de soja e milho, respectivamente, representando um aumento de +25% e +60% em relação à produção atual.

Considerando esta grande oportunidade de aumentar a produção de soja e milho nas terras agrícolas existentes, é necessário entender os fatores que explicam as atuais lacunas de produtividade no Cerrado Brasileiro e identificar as práticas de manejo que podem ajudar a fechar a lacuna atual de maneira economicamente viável. É este trabalho que terá início agora e exigirá a colaboração entre organizações nacionais e estaduais, públicas e privadas, grupos de agricultores e serviços de extensão.

De acordo com o professor de Agronomia da UFSM, Alencar Júnior Zanon, o grupo projeta uma grande e integrada iniciativa: “Propomos um projeto multi-institucional de cinco anos chamado “5+10: intensificando o sistema de produção de soja e milho no Cerrado Brasileiro”. O título do projeto refere-se as produtividades que os agricultores podem alcançar com um bom manejo no Cerrado: 5 t/ha para soja (safra) e 10 t/ha para milho (safrinha)”, finaliza Alencar.