Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM está entre as 20 melhores IES da América Latina em ranking que mede impacto na web

Avaliação considera atividades, resultados, relevância e impacto da presença na web das Instituições



A UFSM ocupa a 18ª posição na América Latina e a 15ª no Brasil (11ª entre as federais) no Webometrics Ranking of World Universities. A iniciativa considera o impacto da presença das Instituições de Ensino Superior (IES) na web.

Entre os objetivos da classificação está o apoio a iniciativas de acesso aberto, acesso eletrônico a publicações científicas e outros materiais acadêmicos. Além disso, visa avaliar o desempenho global e a visibilidade das universidades. 

Webometrics Ranking of World Universities

A primeira edição do ranking foi em 2004. Atualmente, contempla mais de 31 mil IES  de todo o mundo. O objetivo, segundo os organizadores, é “motivar tanto as instituições quanto os acadêmicos a terem uma presença na web que reflita com precisão suas atividades”. Os indicadores avaliados dão conta do impacto dos conteúdos publicados na web (50%), número de artigos citados (40%), número de citações de pesquisadores (10%). 

O ranking é produzido duas vezes ao ano, durante os meses de janeiro e junho, pelo Cybermetrics Lab, vinculado ao Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC), a maior instituição pública de pesquisa na Espanha.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-61202

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes